Da Redação, com assessoria
Irati – Durante a quarta feira (21), o secretário de Estado da Agricultura e do Abastecimento, Norberto Ortigara, esteve na Câmara Municipal de Vereadores de Irati para apresentar o Programa Integrado de Conservação de Solo e Água do Paraná, o Prosolo. O encontro reuniu prefeitos da Associação dos Municípios da Região Centro-Sul do Paraná (Amcespar) e técnicos das áreas de agricultura.
O Prosolo é um programa iniciado pelo Paraná em agosto de 2016 com a preocupação de que os agricultores do Estado dêem mais atenção às suas terras. O objetivo é que haja um controle da erosão do solo para que os sistemas produtivos não sejam prejudicados. “O Prosolo vem de uma parceria de 22 entidades para que o agricultor cuide melhor do seu negócio, chamando a atenção para usar as boas ferramentas agronômicas para ‘virar este jogo’”, afirma Ortigara.
José Tarciso Fialho, que é assessor da Secretaria da Agricultura, comenta que, nos anos 1980, o Paraná era exemplo de conservação de solo e, com o tempo, isso foi se perdendo. “O programa visa resgatar do agricultor o interesse, a sensibilidade e conscientização sobre a importância de conservar e usar bem o solo. Conforme a Constituição, cabe ao agricultor a responsabilidade de uso”. Pela Lei Estadual 8014/1984, há a exigência de que o proprietário de terra cuide de seu solo e o programa vem para auxiliar nos procedimentos necessários para que a propriedade esteja adequada.
COMO PARTICIPAR DO PROSOLO?
O produtor que tem problemas de degradação do solo tem até o dia 29 de agosto deste ano para aderir ao Prosolo. Para se inscrever é necessário procurar a Emater, levando CPF e endereço da propriedade. “Se inscrevendo no programa, o agricultor vai ter o prazo de um ano para apresentar um plano de conservação de solo e até três anos pra executar o plano, conforme for definida e montada a escola de ações para cumprir”, explicou Fialho.
Já, o produtor que não se inscrever e for notificado pela Adapar (órgão fiscalizador), terá 60 dias para esse processo. “Mais que uma imposição legal, é uma chamada de atitude para fazermos algo. Criamos este modelo para a busca de uma solução, pois não queremos penalizar ninguém. O nosso foco é o de melhorar o desempenho de qualidade e produtividade”, destacou o secretário Ortigara, finalizando que “não devemos parar no tempo. O solo e a água são essenciais para se produzir”.
O Prosolo também está realizando a capacitação de técnicos para que os planos de conservação sejam adequados. Ao longo deste ano de criação do programa, aproximadamente dois mil profissionais passam por treinamento, segundo Ortigara. Com esta iniciativa, o Estado está investindo cerca de R$ 12 milhões em pesquisas.
PARTICIPAÇÃO EM PESO DA AMCESPAR
Neste encontro, a maioria dos prefeitos da Amcespar participou. Além do prefeito anfitrião, Jorge Derbli, estiveram presentes Cleonice Schuck de Fernandes Pinheiro, Junior Benato de Inácio Martins e presidente da entidade, Rodrigo Solda de Rio Azul, Luiz Zak de Rebouças e Moacir Szinvelski de Mallet. O chefe da regional da Seab, Igor Zampier, Amilcar Afonso Marques, gerente Regional da Emater, e Adriana Baumel da Seab também estiveram no encontro.
Benato agradeceu a vinda de Ortigara e sua equipe. “Para nós, é muito importante o governo vir ao nosso encontro, nos trazendo conhecimento e dando suporte aos municípios da Amcespar”. Derbli ressaltou o porquê é necessário cuidar do solo. “Nossa alimentação vem da terra e a gente tem que ter um carinho especial com ela, pois sem alimentação, nós não conseguimos viver. Sabemos que o Brasil, a cada ano, tem alta na produção agrícola e esta reunião demonstra o apoio do governo ao nosso pequeno, médio e grande agricultor para fazer a boa conservação de solo e aumentar a sua produtividade”, disse o prefeito.
Para mais informações sobre o Prosolo, procure a Emater ou entre em contato pelo e-mail prosolo@seab.pr.gov.br e pelo telefone (41) 2106-0414.
ORTIGARA VISTOU FEIRA DO PRODUTOR IRATIENSE
Depois da reunião sobre o Prosolo, o prefeito, acompanhado de Zampier e do secretário de Agricultura de Irati, Raimundo Gnatkowski, levou Ortigara para conhecer a Feira do Produtor Iratiense. Em julho, o município vai inaugurar o Centro de Processamento de Alimentos na Feira e Derbli pediu apoio do secretário para fazer melhorias no espaço.