O prefeito Cesar Silvestri Filho recebeu e acolheu o pedido de exoneração apresentado pelo engenheiro civil Edison José Sanches Filho, que estava a frente dos cargos de secretário municipal de Viação, Obras e Serviços Urbanos e de Trânsito, Transportes e Mobilidade Urbana.
Em nota oficial publicada nesta tarde (17), Cesar Filho disse entender as razões do pedido de exoneração, reiterou sua confiança na idoneidade do ex-secretário e agradeceu pelo comprometimento e dedicação de Sanches a frente da secretária.
O prefeito ainda comentou que tem a certeza de que tudo será esclarecido quanto a investigação promovida pelo Ministério Público.
Ainda segundo a nota, o prefeito deverá em breve anunciar quem será o novo titular das Secretarias, que atualmente são comandadas cumulativamente pelo secretário de Habitação e Urbanismo, Flávio Alexandre.
O pedido de exoneração
Em seu pedido de exoneração Sanchez afirma ter tido sua honra e seu trabalho questionados com base apenas em escutas telefônicas dispersas.
O ex-secretário afirmou ainda que apesar da Justiça ter permitido que ele continuasse com sua remuneração, ainda que afastado, decidiu por deixar de receber os vencimentos e devolveu a parte que já havia recebido aos cofres da prefeitura, por entender que não é de boa ética continuar com o salário sem estar efetivamente trabalhando a frente da secretaria.
“ Em que pese a Justiça ter permitido que eu continue a ocupar o cargo de Secretário Municipal recebendo remuneração, ainda que deva permanecer afastado por 180 (cento e oitenta) dias para fins de conclusão de investigação, entendo não ser de boa ética que eu continue a receber vencimentos sem que esteja à frente das referidas Secretarias exercendo com plenitude as funções inerentes aos cargos. Assim, comunico que já efetuei a devolução à Prefeitura Municipal do valor referente ao salário de janeiro de 2014” diz um trecho da carta.
Confira na integra o pedido de exoneração de Edison José Sanches Filho:
Ao Excelentíssimo Senhor Prefeito de Guarapuava
Cesar Augusto Carollo Silvestri Filho
Carta pública
Eu, Edison José Sanches Filho, brasileiro, casado, engenheiro civil, inscrito no CREA sob o nº PR-5.570/D, inscrito no CPF/MF sob o nº 254.093.369-68, residente e domiciliado em Guarapuava, venho, por meio da presente, apresentar pedido de exoneração dos cargos de Secretário Municipal de Viação, Obras e Serviços Urbanos e de Trânsito, Transportes e Mobilidade Urbana, para os quais honrosamente fui nomeado em 1º de janeiro de 2013.
Como notório, em dezembro passado, através de uma ação, que entendo ser absolutamente desproporcional aos fatos apresentados como motivo, tive minha honra e meu trabalho questionados com base apenas em escutas telefônicas dispersas e não efetivamente nos atos praticados.
Em que pese a Justiça ter permitido que eu continue a ocupar o cargo de Secretário Municipal recebendo remuneração, ainda que deva permanecer afastado por 180 (cento e oitenta) dias para fins de conclusão de investigação, entendo não ser de boa ética que eu continue a receber vencimentos sem que esteja à frente das referidas Secretarias exercendo com plenitude as funções inerentes aos cargos.
Assim, comunico que já efetuei a devolução à Prefeitura Municipal do valor referente ao salário de janeiro de 2014, conforme anexos.
Esta decisão que tomei leva em consideração a demora que é comum na apuração da verdade dos fatos na Justiça brasileira, não me parecendo razoável aguardar pronunciamento definitivo por parte da Justiça.
Tenho absoluta confiança de que serei eximido de qualquer responsabilidade, bem como que será amplamente reconhecido que sempre agi com lisura e em benefício do bem comum da população de Guarapuava, procurando atender as inúmeras demandas que diariamente eram trazidas e que necessitavam do direcionamento e da conclusão por parte da Municipalidade.
Relembro que, sempre que fui convidado pelos Promotores de Justiça, compareci voluntariamente, prestando esclarecimentos necessários.
Reafirmo com veemência que jamais recebi ou ofereci qualquer vantagem em virtude do exercício de minhas funções perante esta Prefeitura, não tendo qualquer interferência nas licitações ocorridas. Por isso, tenho confiança na Justiça que certamente será feita.
Sendo assim, Excelentíssimo Senhor Prefeito Municipal, minha decisão é em caráter definitivo, deixando Vossa Excelência à vontade para preencher, desde logo, os cargos vagos, com pessoas de vossa confiança, de modo que não haja descontinuidade na vossa Administração nas áreas acima mencionadas.