A secretaria do Desenvolvimento Urbano está disponibilizando parte da sua estrutura de gabinete durante o Encontro de Prefeitas e Prefeitos Eleitos, que comeóu nesta quarta-feira (28) e segue até a sexta-feira (30), em Foz do Iguaçu. O estande da secretaria conta com uma sala de apoio onde o secretário do Desenvolvimento Urbano, Cezar Silvestri, terá audiências com os prefeitos de todo o Paraná, e ainda despachará durante o evento.
“Sempre digo que a Sedu é a mais municipalista de todas as secretarias, pois estamos presentes com obras em praticamente todos os municípios do Paraná, por isso queremos, neste evento, recepcionar os novos prefeitos, detalhar todas as nossas atividades e também orientar os novos administradores sobre as ações realizadas pelo Paranacidade. Estaremos com uma equipe técnica para conversar com eles e apresentar toda a estrutura da secretaria”, detalhou.
De acordo com a Assessoria de Imprensa da Sedu, além do canal de comunicação direto com o secretário, o estande da Sedu conta com estrutura especialmente montada para o evento, para fazer demonstrações do programa Sedu/Paranacidade Interativo, que está sendo desenvolvido pela Secretaria. O programa consiste em um mecanismo de gestão, controle e integração de informações e indicadores por meio de um sistema de informações georreferenciadas. O sistema busca auxiliar na elaboração e implementação da Política de Desenvolvimento Urbano e Regional do Estado (PDU), assim como a destinação de recursos oriundos do Sistema de Financiamento de Ações nos Municípios Paraná (SFM).
“Será uma importante ferramenta de gestão para que os recursos públicos sejam bem aplicados. O conjunto de informações de todo o Paraná auxiliará todos os administradores na tomada de decisões e em investimentos estratégicos nos municípios”, comentou Silvestri.
PARANACIDADE
Durante o evento, os prefeitos também poderão receber informações sobre os projetos financiáveis através do Paranacidade. Informações como a capacidade de endividamento dos municípios, a relação de projetos financiáveis e sobre os procedimentos necessários para contrair financiamentos serão repassados pela equipe técnica do Paranacidade. Além disso, um manual explicando o sistema de financiamento aos municípios será distribuído.
“Constatamos que as maiores dúvidas dos gestores dizem respeito a quais são os projetos que podem ser financiados pelos municípios, os procedimentos legais para conseguí-los e também sobre a capacidade de endividamento, por isso, estamos reunindo todas essas informações para disponibilizar de forma rápida e pratica aos prefeitos”, informou o superintendente executivo do Paranacidade, Wellington Dalmaz.