22/08/2023

Seguro e Emerson emergem como lideranças regionais

Uma coisa é certa. Prefeitos da região está se revelando como lideranças regionais. Um deles é Marcos Seguro, prefeito de Turvo, hoje presidente da Amocentro (Associação dos Municipios do centro do Paraná). Já nos primeiros dias de gestão na entidade, reuniu prefeitos, foi a Curitiba e conquistou uma das mais antigas reivindicações dos prefeitos: que o Governo do Estado assuma integralmente o transporte dos alunos do ensino médio, que é responsabilidade estadual, e que vem sendo bancado, em sua maioria, pelos municípios. Agora, Seguro, mais uma vez, organizou os prefeitos e decretam estado de emergencia para conseguir subsidios para os agricultores.

Outro prefeito que corre por fora e já dá demonstrações de força é Emerson Júlio Ribeiro, de Reserva do Iguaçu. Se conseguir que o governador Beto Richa libere a pavimentação no trecho de 22 quilômetros entre Reserva do Iguaçu e Dois Pinheiros,  será o responsável também por uma das maiores demandas da região. Meio caminho já está andando. Ao pedir 10 dias para avaliar a situação e dizer que vai anunciar pessoalmente o resultado no local da obra, o governador acena com a grande possibilidade de liberar a conclusão da obra.

Assim como Seguro, Emerson não faz as coisas sozinho. Reúne prefeitos da região, chama lideranças interessadas, convida a população para que participe. No caso de Reserva do Iguaçu, essa obra já mereceu protestos coletivos por parte do ex-prefeito Sebastião Campos, que chegou a fechar a estrada por um dia, mas não teve força política e nem articulação para resolver o assunto. Com Seguro não foi diferente, O próprio prefeito de Pitanga, Altair Zampier, que já presidiu a Amocentro, confessou publicamente à Rede Sul de Notícias, recentemente, que sempre lutou para conseguir que o Estado assumisse o que é seu de direito, no caso do transporte escolar. Fato esse que Seguro conquistou.

 

Cristina Esteche

Jornalista

Relacionadas

Este post não possui termos na taxonomia personalizada.

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.

Pular para o conteúdo