O prefeito Marcos Seguro (PSD) quebrou um tabu no município de Turvo. Ele é o primeiro prefeito que conseguiu a reeleição desde que o município foi criado. O prefeito, que estava licenciado para a campanha, reassumiu a função ontem, segunda-feira (8) e nesta terça-feira (09) viajou a Brasília. Na capital federal Seguro participa da Mobilização Municipalista que acontecerá nesta quarta-feira (10), no auditório Petrônio Portela do Senado Federal. Os gestores municipais devem alertar o Congresso e o governo federal para a crise financeira que dificulta o final de mandato.
A mobilização está sendo organizada o pelo presidente da Confederação Nacional de Municípios (CNM), Paulo Ziulkoski. “Conclamamos a todos para estarem presentes para avaliarmos a conjuntura do final de mandato. A crise é muito grande e tende a agravar e os novos gestores vão encontrar as prefeituras nesta situação”, alerta.
A crise da qual se refere o presidente Ziulkoski ocorre por conta da redução na arrecadação de impostos, como a Contribuições de Intervenção no Domínio Econômico (Cide) – que teve a alíquota zerada – e a desoneração no Imposto de Produtos Industrializados (IPI). E se agravou com repasses cada vez menores do Fundo de Participação dos Municípios (FPM) em 2012.