22/08/2023
Política

Sema debate divisa entre Irati e Prudentópolis

O Instituto de Terras, Cartografia e Geociências (ITCG) – vinculado à Secretaria de Meio Ambiente e Recursos Hídricos do Paraná – e as prefeituras de Irati e Prudentópolis realizaram nessa quinta-feira (15) uma reunião para discutir a divisa entre os municípios. O objetivo é definir exatamente o perímetro para que recursos públicos sejam aplicados corretamente na região.

O encontro aconteceu no gabinete da Prefeitura de Irati e reuniu o prefeito e o vice-prefeito do município, Odilon Burgath e Oscar Renato Berger, o prefeito de Prudentópolis, Gilvan Agibert, o presidente do ITCG, Amilcar Cabral, além de secretários municipais, moradores e lideranças locais.

A discussão sobre as divisas surgiu depois de várias reivindicações de moradores, que alegam dificuldades nos atendimentos prestados pelas prefeituras. Os municípios, por sua vez, buscam o caráter técnico e social para oferecerem os apoios e estruturas necessárias às comunidades. Segundo a demarcação existente, as localidades pertencem a Irati. Porém, a administração de Prudentópolis contesta a informação.

O ITCG, que é responsável pela análise das divisas do Estado, ratificou a divisa que vem sendo adotada. O estudo dos documentos foi baseado na Lei Estadual 790, de 1951, e em bases cartográficas que definem o Rio dos Cochos como divisor dos municípios. Além da lei vigente, uma interpretação por geometria também foi utilizada. “Muitos nomes de rios e locais não permanecem mais os mesmos”, explica Gislene Lessa, diretora de Geociências do ITCG.

Um relatório conclusivo será encaminhado aos municípios em até 15 dias. Prefeitos e assessores jurídicos vão analisar o laudo e decidir seus pareceres. “O documento será concluído e encaminhado aos prefeitos. Nós, como Estado, temos todo o interesse de informar exatamente o que está acontecendo”, afirma Amilcar.

A divisa só será alterada se surgir um fato novo que origine outra interpretação. Enquanto os municípios aguardam o laudo oficial, os trabalhos tramitam normalmente.

Também participaram da reunião o representante do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) da região, Antônio Zuber Neto, e o presidente da Câmara de Vereadores de Prudentópolis, Julio Cesar Makuch.

 

Cristina Esteche

Jornalista

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.

Pular para o conteúdo