Semana do Meio Ambiente tem programação especial de encontros

Vão ser oito transmissões gratuitas feitas pelo programa ABES Conecta. A série ainda contemplará a final nacional do Prêmio Jovem da Água de Estocolmo

Vão ser oito atividades gratuitas e transmitidas pelo programa ABES Conecta (Foto: Arquivo/RSN)

A Semana do Meio Ambiente é celebrada de 1º a 5 de junho. Pensando nisso, a Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental (ABES) vai promover uma programação especial com atividades on-line, entre as quais o lançamento do Ranking ABES da Universalização do Saneamento e a final nacional do Prêmio Jovem da Água de Estocolmo.

Sendo assim, as transmissões fazem parte do programa ABES Conecta, que disponibiliza conteúdos como cursos e palestras sobre os mais importantes temas do setor de saneamento e meio ambiente. Além disso, o lançamento do Ranking ABES da Universalização do Saneamento está previsto para 5 de junho às 10h, o Dia Mundial do Meio Ambiente.

A transmissão on-line vai contar com apresentação de Roberval Tavares de Souza, Presidente nacional da ABES, e Dante Ragazzi Pauli, coordenador da Câmara Temática de Comunicação. Então se você está interessado, as inscrições podem ser feitas pelo link.

RANKING ABES

Na quarta edição, o Ranking ABES da Universalização do Saneamento consolidou-se como um importante instrumento de análise do setor no Brasil. A partir de indicadores de abastecimento de água, coleta e tratamento de esgoto, coleta e destinação adequada de resíduos sólidos, o ranking identifica o quão próximo os municípios estão da universalização do saneamento.

Além disso, apura os impactos da ausência ou precariedade do saneamento na saúde da população. Por fim, apresenta um panorama da situação de cada município do ranking em relação à formulação do Plano de Saneamento Básico.

O ranking reúne 1857 municípios, representando cerca de 70% da população do Brasil. Portanto, as informações dos municípios são fornecidas ao Sistema Nacional de Informações de Saneamento (SNIS) para o cálculo dos indicadores utilizados no estudo.

A FINAL

No dia 5, às 14h, vai ser apresentada a Final Nacional do Prêmio Jovem da Água de Estocolmo. Os cinco finalistas vão expor os trabalhos para uma comissão julgadora formada por oito especialistas, que vão eleger o vencedor da etapa brasileira.

Confira a programação completa aqui.

Leia outras notícias no Portal RSN.

Relacionadas

RETOMADA

Campanha 'Juntos pelo Cinema' ganha força nacionalmente

IMPACTO COVID

Prova de vida de aposentados e pensionistas é suspensa até setembro

OPORTUNIDADE

Inscrições para 75 mil vagas de cursos da Capes seguem até 24 de julho

Comentários