Uma semana de conscientização e luta contra o feminicídio começa no Paraná. Nesta segunda (21), a véspera do Dia D, que ocorre amanhã, terça (22), aumentam os apelos na luta contra a violência de gênero.
A data marca o Dia Estadual de Combate ao Feminicídio, escolhida em memória da advogada Tatiane Spitzner, brutalmente assassinada em Guarapuava pelo ex-esposo Felipe Manvailler. Em um forte movimento contra a violência de gênero, 173 cidades paranaenses já confirmaram participação na 3ª Caminhada do Meio Dia.
Promovida pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria da Mulher, Igualdade Racial e Pessoa Idosa (Semipi), a mobilização faz parte da campanha ‘Paraná Unido no Combate ao Feminicídio’. Os atos de conscientização e homenagem às vítimas acontecerão simultaneamente em todas as regiões do estado. Instituições, organizações sociais, entidades e lideranças locais e religiosas estarão presentes, reforçando o compromisso coletivo.
Em todas as cidades participantes, a concentração está marcada para as 11h, com o início da caminhada às 12h. O movimento em Guarapuava vai começar na esquina das ruas Saldanha Marinho e XV de Novembro.
De acordo com o Governo, o objetivo é unir a sociedade na prevenção, enfrentamento e combate a todas as formas de violência contra as mulheres. A Secretaria de Estado da Muhler sugere que as pessoas vistam roupas brancas, simbolizando a paz e o empenho por uma sociedade livre de violência.
Leia outras notícias no Portal RSN.