22/08/2023
Cotidiano

Servidores de Toledo fazem greve e pedem cumprimento de acordos

Servidores públicos municipais de Toledo mantêm nesta terça feira (25) a greve iniciada na segunda (24) a fim de pressionar o Executivo local a cumprir uma série de acordos firmados com a categoria e ainda não cumpridos. Com a paralisação, as aulas nos centros de educação infantil e nas escolas municipais estão suspensas. Na área da saúde, também houve adesão de trabalhadores. De acordo com o Sindicato dos Servidores Municipais de Toledo (Sertoledo), 1,7 mil trabalhadores estão paralisados.

Em nota, a prefeitura afirma que vem mantendo diálogo com a categoria desde 2013 e que desde então vem tentando cumprir os 20 compromissos assumidos. Entre as reivindicações já atendidas, aponta, estão o reajuste dos salários em 5,26% conforme o Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC) e a inflação, criação de banco de horas para a compensação de horas extras e a criação de uma comissão a partir de maio para a criação de propostas alternativas aos decretos que dificultam a progressão na carreira. Ainda conforme o documento, os dias faltados serão descontados e as aulas repostas.

Segundo os servidores, no entanto, as propostas atendidas até agora atingem uma parcela mínima dos servidores. “A maioria é de pedidos que beneficiam categorias restritas dos 3,2 servidores. Queremos mudanças que afetem uma parcela maior, como o reenquadramento dos funcionários para que o mínimo pago seja de R$ 850, não os R$ 663 pagos hoje para algumas categorias, a revisão imediata dos decretos que impedem a progressão e um aumento real de 12%”, defende a secretária do Sertoledo, Marlene da Silva. “Se não têm como atender tudo, que pelo menos nos deem uma data”, completou.

 

Fonte: G1

 

Cristina Esteche

Jornalista

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.