Sesa diz que Guarapuava não tem nenhuma morte por covid-19

Informação foi confirmada ao Portal RSN. "O óbito foi descartado para Covid-19 após a investigação laboratorial e epidemiológica junto à Regional de Saúde"

Sesa diz que Guarapuava não tem nenhuma morte por covid-19 (Foto: Jota Terres/RSN)

Depois de muita polêmica envolvendo o primeiro caso com morte de coronavírus noticiado em Guarapuava, eis que o impasse chegou a fim. A Secretaria de Saúde do Estado (Sesa) informou com exclusividade ao Portal RSN na tarde desta terça (12), que o paciente não morreu de covid-19. 

Porém, desde o dia 22 de abril, a morte vem sendo tratada nos boletins diários do coronavírus como o primeiro e único caso fatal registrado até agora. O idoso de 68 anos que morreu no último dia 22 de abril na UTI do Hospital São Vicente. Ele era diabético, fazia hemodiálise e era hipertenso.

Entretanto, o desencontro de informações entre a Secretaria Municipal de Saúde e a Secretaria de Estado de Saúde, provocaram a polêmica. Se o boletim de Guarapuava trazia a morte pela covid-19, em nenhum desses dias a Sesa fez publicação semelhante.

Porém, o secretário municipal de Saúde, Celso Goes, voltou a dizer nesta terça (12), por volta das 16h22, que ainda não foi notificado pela Sesa oficialmente sobre o resultado do exame do Lacen. A informação do secretário foi confirmada pela chefe da 5ª Regional de Saúde, Eliane Harmuch, também ao Portal RSN. “Não recebemos nenhuma notificação de que essa morte não foi por covid-19. Tão logo receba vamos informar a Saúde municipal”.

Entretanto, na manhã desta terça (12) o Portal tinha feito novo contato com o Lacen e posteriormente com a Sesa. E até a publicação da manchete “Não compete à Secretaria emitir laudo sobre morte”, diz Celso Goes, o Portal não havia recebido nenhuma informação sobre o resultado do exame. Celso Goes disse que o laudo foi atestado clinicamente por 13 médicos que compõem uma comissão especial instituída para acompanhamento durante a pandemia. 

REVIRAVOLTA

Entretanto, no meio da tarde desta terça (12), a Sesa enviou uma resposta à solicitação feita pelo Portal RSN. No texto a Secretaria de Estado da Saúde descarta que a morte tenha sido provocada pela covid-9.

Além disso, a nota afirma que o Lacen/PR enviou um ofício com estas informações no dia 27 de abril para a Secretaria Municipal de Saúde de Guarapuava. E por fim, que vai enviar novamente um ofício “para o município reafirmando o resultado da investigação do óbito, ou seja, a negativação deste óbito para coronavírus”.

Porém, Celso Goes disse que o e-mail recebido no dia 27 de abril não continha nenhum anexo. “Comunicamos a Sesa sobre isso, mas não recebemos nenhuma resposta até agora”. 

A NOTA DA SESA NA ÍNTEGRA

“O óbito foi descartado para Covid-19 após a investigação laboratorial e epidemiológica junto à Regional de Saúde. Foram feitos dois testes (PCR- padrão ouro/Lacen), em tempo oportuno, que deram negativo para Covid-19. O Lacen/PR enviou um ofício com estas informações no dia 27/04 para a SMS de Guarapuava. Na data de hoje a Sesa irá enviar um novo ofício para o município reafirmando o resultado da investigação do óbito, ou seja, a negativação deste óbito para coronavírus”.

Leia outras notícias no Portal RSN.

Relacionadas

SANEAMENTO

Cristina Silvestri anuncia obra de rede de esgoto no bairro Santana

VACINA É IMPORTANTE

Saúde estima que 10.307 crianças devem ser vacinadas em Guarapuava

NOVOS CASOS

Guarapuava tem 10 novos casos confirmados de covid-19 em 24h

Comentários

WP2Social Auto Publish Powered By : XYZScripts.com