“Não compete à Secretaria emitir laudo sobre morte”, diz Celso Goes

Celso Goes diz que causa da morte de senhor de 68 anos teve dois testes positivos e foi também atestada clinicamente por médicos e avalizados pelo HSV

“Não compete à Secretaria emitir laudo sobre morte”, diz Celso Goes (Foto: Reprodução/Live no Facebook)

O anúncio oficial de uma morte por coronavírus em Guarapuava gerou polêmica e debates que se estendem até hoje, e são fomentados pelas redes sociais. O que blogueiros e jornalistas contestam é que embora a morte conste no boletim local do coronavírus, ainda não está oficializada pela Secretaria de Estado da Saúde (Sesa). Assim, muitos comentários dão a entender que a Secretaria de Saúde se equivocou ao atribuir a morte à covid-19.

Entretanto, no dia do sepultamento desse homem, a família contestou a causa, dizendo que o velório foi normal. Portanto, sem cumprir o protocolo do Ministério da Saúde. Todavia, o secretário municipal de Saúde Celso Goes disse que dois testes rápidos feitos no paciente tiveram resultados positivos. E foram avalizados por médicos. Informou também que familiares passaram a ser monitorados.

“ATESTADO DE ÓBITO NÃO COMPETE À SECRETARIA”

Mesmo assim, a causa continua sendo debatida. Porém, o secretário esclarece que não compete à Secretaria emitir qualquer laudo sobre mortes. De acordo com o secretário, a morte ocorreu num hospital e teve parecer emitido por 13 médicos.

Procedimento este recomendando que o caso fosse considerado positivo para a covid-19. O paciente, que possuía comorbidades, estava internado na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) da covid-19 no Hospital São Vicente.

A Secretaria Municipal de Saúde não emite laudos de óbitos e coube apenas cumprir as determinações técnicas preconizadas pela Comissão Médica Especializada, pelo Ministério da Saúde e Secretaria Estadual de Saúde. Isso para casos suspeitos ou confirmados para Covid-19.

A comunicação do óbito foi via sistema, seguida pela testagem e monitoramento dos familiares.

“FOI ATESTADO CLINICAMENTE”

De acordo com Celso Goes, a morte do idoso de 68 anos, em 22 de abril deste ano, foi atestada clinicamente pela Comissão Médica. É especializada em Orientação e Recomendações de Medidas de Enfrentamento à Pandemia Ocasionada pela Covid-19.

A comissão, instituída em 30 de março pelo prefeito Cesar Filho, conta com 13 médicos de várias especialidades. Assim, estão representadas as áreas de infectologia, oncologia, cirurgia de cabeça e pescoço. Além de cirurgia gástrica, cirurgia cardíaca, patologia, neurologia. E ainda, pediatria, clínica geral e pneumologia.

Conforme a comissão, há também representantes da Secretaria Municipal de Saúde, Hospital São Vicente e Instituto Virmond. E ainda da coordenação dos cursos de medicina da Unicentro e do Centro Universitário Campo Real, Conselho Regional de Medicina e Samu. A comissão está instituída pela Portaria nº 262/2020.

Só seguimos a orientação da comissão especializada. São 13 médicos que atestaram a causa da morte. Como podemos ir contra o que atestou essa equipe médica? Foi uma conclusão clínica.

Entretanto, a causa dessa morte ainda está em análise e, segundo o secretário, constará na contagem da Secretaria Municipal até que a Sesa se manifeste oficialmente. “O que não aconteceu até o momento”.

O Portal RSN entrou em contato com a Sesa sobre o caso diversas vezes. A última foi na manhã desta terça (12), por telefone. A comunicação social da Sesa pediu então que o Portal enviasse a demanda por e-mail, já que tinha conhecimento do caso.

Apesar de ter pedido uma resposta oficial com urgência sobre essa morte, até a publicação desta reportagem, nenhuma resposta foi dada ao Portal, sobre o resultado do exame do Laboratório Central do Estado (Lacen) que envolve a morte do idoso de 68 anos.

Leia outras notícias no Portal RSN.

Relacionadas

UTILIDADE PÚBLICA

Energisa divulga desligamento programado para Guarapuava

MAIS CONFIRMAÇÕES

Guarapuava registra cinco novos casos de covid-19 em 24h

BALANÇO SEMESTRAL

Polícia Ambiental registra aumento de prisões e resgates de animais

Comentários

WP2Social Auto Publish Powered By : XYZScripts.com