Sesa publica resolução que permite translado de mortos por covid-19

Em Guarapuava, as empresas responsáveis pelo translado devem fazer o cadastro na Central de Triagem e pertencer ao município onde o falecido residia

Sesa passou a permitir translado de mortos por covid-19 no PR (Foto: Ascom/Corpo de Bombeiros)

Após meses de dificuldades e sofrimento de pessoas que perderam familiares em decorrência da covid-19, principalmente aqueles que morreram em hospitais de cidades distantes, a Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) publicou nessa segunda (24) uma resolução que permite o translado aos municípios de origem de pessoas vítimas de covid-19. Assim, a resolução também permite que os mortos com suspeita da doença sejam levados às cidades de origem.

Entretanto, para que isso seja possível, devem ser cumpridos todos os processos de biossegurança que foram estabelecidos pelo Ministério de Saúde, pela Sesa e pelo município de onde sai e para onde vai o corpo. Além disso, só pode ocorrer o transporte após a emissão da Declaração de Óbito e da Certidão de Óbito. Em Guarapuava, conforme a Saúde, as empresas responsáveis pelo translado devem fazer o cadastro na Central de Triagem e pertencer ao município onde o falecido reside.

Aqui em Guarapuava a Central de Triagem avisa a funerária que deve recolher o corpo, seguindo protocolo. Após os trâmites legais, segue da funerária direto para o enterro, sem velório, conforme estabelecido em Decreto. Especificamente sobre translado, as funerárias de outros municípios também devem seguir o protocolo vigente no Estado e nas respectivas cidades, como tem ocorrido especialmente com paciente falecidos do Hospital Regional.

A resolução da Sesa afirma que para o translado do corpo em portos, aeroportos e fronteiras, devem ser observados os requisitos estabelecidos na RDC ANVISA Nº 33, de 08 de 07 de 2011. O Ministério exige que todo o transporte respeite a legislação sanitária pertinente.

EM GUARAPUAVA

A Secretaria de Saúde de Guarapuava confirmou cinco novos casos de covid-19 nessa segunda (24). Desse modo, são 568 pacientes positivados. Além disso, 513 pessoas já se recuperaram da doença. Ainda de acordo com os dados da Saúde de Guarapuava, 2.816 descartaram a doença.

COVID-19 NO PARANÁ

A Secretaria de Estado da Saúde confirmou nessa segunda (24), 1.036 novos casos e 34 mortes pela infecção causada pelo novo coronavírus. Desse modo, já foram confirmados 117.723 casos e 2.973 mortos. Ainda conforme a Sesa, 1.015 pacientes com diagnóstico confirmado de covid-19 estão internados. Desses, 817 pacientes estão em leitos SUS e 198 em leitos da rede particular.

Há outros 1.057 pacientes internados, 538 em leitos UTI e 519 em enfermaria, que aguardam resultados de exames.

Leia outras notícias no Portal RSN.

Relacionadas

UTILIDADE PÚBLICA

Energisa divulga desligamento programado para Guarapuava

MAIS CONFIRMAÇÕES

Guarapuava registra cinco novos casos de covid-19 em 24h

BALANÇO SEMESTRAL

Polícia Ambiental registra aumento de prisões e resgates de animais

Comentários

WP2Social Auto Publish Powered By : XYZScripts.com