22/08/2023



Política

Sessão solene em homenagem a mulher ocorre amanhã em Guarapuava

imagem-49945

Nesta quarta-feira (20), a Câmara Municipal de Guarapuava será palco de sessão solene para homenagear 11 mulheres com o “Diploma Mulher Cidadã”. As homenageadas foram indicadas pelas entidades Conselho Municipal dos Direitos do Idoso; Maçonaria Guarapuavana; Associação Beneficente das Senhoras de Entre Rios; Conselho Municipal da Mulher; SESC; Rotary Club; Club Soroptimist; Universidade Estadual do Centro-Oeste (Unicentro); Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae); Sindicato Rural e a Pastoral Catequética.

“Nós teremos uma festa muito linda, pois estamos preparando com muito carinho. Portanto, pedimos o reconhecimento da sociedade para estas mulheres que sempre fizeram a diferença”, destacou a vereadora Nerci Guiné, lembrando que os nomes das homenageadas serão revelados durante a solenidade.

Lei

Esta ação anual é conseqüência do Projeto de Resolução n º. 02/2002. Ao longo dos anos, algumas alterações foram aprovadas, como a do Artigo 2º da resolução 02/2002, permitindo que até 12 mulheres recebam o título.

Segundo a vereadora Maria José Mandu, em outrora a Câmara não realizava ações durante o “Dia Internacional da Mulher”, sendo esta a premissa para a iniciativa. “Eu e a vereadora Maria Madalena Nerone buscamos homenagear algumas mulheres, que prestam relevantes serviços a comunidade. Elas representam um universo muito maior de outras figuras importantes, mas que figuram no anonimato”, explicou.

Ela reforçou, ainda, que órgão legislativo não tem o papel de indicar as homenageadas. “Este papel é das entidades conhecidas em Guarapuava. Enviamos uma correspondência, a cada ano anterior ao mês de março, e estas têm até o dia 15 de dezembro, do ano anterior, para indicar estes nomes. Todos os nomes que chegam neste período recebem este título”, finaliza.

Cristina Esteche

Jornalista

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.

Pular para o conteúdo