O deputado federal Cezar Silvestri , que está em Brasília cumprindo com suas atividades como parlamentar, defendeu, hoje, que os governos federal e estatuais ampliem a assistência técnica aos pequenos produtores rurais. Silvestri é produtor rural e membro da Comissão de Agricultura da Câmara dos Deputados por dois mandatos consecutivos.
Segundo ele, a medida é necessária para melhorar a produtividade e aprimorar técnicas de aplicação de defensivos agrícolas nas lavouras brasileiras. "É preciso maior empenho dos governos para evitar perdas de safras e o uso inadequado de defensivos agrícols pelos pequenos produtores", disse.
Silvestri afirma que sem a assistência técnica acompanhada por engenheiros agrônomos, os pequenos produtores tem poucas chances de sucesso na produção agrícola, principalmente a de alimentos. "A Comissão de Agricultura vem insistindo na ampliação da assistência técnica, mas as iniciativas ainda são muito tímidas", avalia.
Defensivos
Cezar Silvestri constestou, no entanto, levantamento da Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) mostrando que parcela importante dos alimentos produzidos em 2009 no Brasil apresentam algum tipo de irregularidades em relação o uso de defensivos agrícolas.
"A legislação brasileira sobre o uso de defensivos é uma das mais rigorosas e avançadas do mundo por proibir produtos que continuam liberados em outros países considerados desenvolvidos", disse.
Na opinião do deputado, o caminho para combater a utilização irregular de defensivos agrícolas é o aumento da assistência técnica ao produtor rural.