22/08/2023
Cotidiano

Simples Nacional: sexta-feira é o último dia

Termina às 20 horas da próxima sexta-feira o prazo para opção ao sistema simplificado de tributos, iniciativa que este ano requer mais atenção dos empresários devido às recentes mudanças na Lei Geral das Micro e Pequenas Empresas e, em especial, no próprio regime – que já passam a valer no atual ano calendário, informa o Sindicato das Empresas de Serviços Contábeis do Estado de São Paulo.
Uma das novidades mais significativas é a ampliação do número de segmentos aptos a fazer parte do sistema. Entre essas novas atividades estão as escolas de ensino médio, empresas de decoração de interiores e paisagismo, serviços de ressonância magnética, laboratórios de análises clínicas e serviços de próteses em geral.
Já outras atividades, como as empresas de serviços contábeis, produção cultural e artística e serviços de vigilância, limpeza e conservação sofreram alteração de carga tributária ao serem reenquadradas em outros anexos do regime.
Pelas novas regras, as empresas optantes do Simples Nacional também podem transferir créditos de ICMS, o que era vedado até 31 de dezembro último. No entanto, esse benefício só é valido se o empreendedor não optar pelo recolhimento de impostos pelo regime de caixa, que permite esse pagamento com base na data em que o empreendedor recebe pelas mercadorias vendidas ou serviços prestados, ao invés da data de emissão da nota fiscal.
Nessa reta final do prazo é necessário estudar o perfil da empresa e fazer simulações e projeções antes de fazer a opção. “Nem sempre o Supersimples é a alternativa mais apropriada. Há muitas variáveis a ponderar”, diz o presidente do sindicato, lembrando a importância de simulações com os demais regimes: o Lucro Real e o Lucro Presumido.
Uma boa dica dada pelo empresário e líder setorial diz respeito à previdência social. “Se a empresa paga mais de 40% do valor de seu faturamento com salários, provavelmente, o Simples seja uma boa alternativa”, aconselha.
Quanto aos devedores interessados em regularizar sua situação junto ao fisco – condição para ingresso no Simples Nacional, eles têm como novidade este ano um regime de parcelamento que permitirá a quitação em até cem vezes das dívidas. O prazo para esse parcelamento também vence na próxima sexta-feira.

Cristina Esteche

Jornalista

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.