O Sindicato dos Bancários acionou na manhã desta segunda feira (23) o Procon de Guarapuava e vai denunciar o Banco Itaú por tentativa de distorcer a greve da categoria. A instituição proibiu o reabastecimento dos caixas eletrônicos para que a população não possa retirar dinheiro e que outras operações que poderiam ser realizadas nos terminais serão prejudicadas.
De acordo com o presidente do sindicato, Eloi Miszka, a categoria não está ligada a essa situação. “Nossa intenção não é prejudicar a população e nem proibimos o reabastecimento das maquinas, ao contrário, disponibilizamos funcionários para realizar esse serviço para que as pessoas consigam realizar serviços básicos. O sindicato não apóia e nem está ligado a essa medida que foi tomada apenas pelo Banco Itaú”.
Ainda conforme Miszka, o Procon já foi acionado e uma denuncia será levada ao Ministério Público do Trabalho. “O banco tenta jogar a população contra o sindicato, por isso vamos recorrer aos meios legais, sendo o Procon e ao Ministério, que vão averiguar as atitudes da instituição. Nas outras agências, os caixas continuam sendo abastecidos e serviços de depósitos entre outros podem ser realizados ”.
A greve que iniciou na quinta feira (19) segue por tempo indeterminado, já que até o momento não houve acordo entre a categoria e a FENABAN (Federação Nacional dos Bancos). Os bancários reivindicam reajuste e valorização do piso salarial, maior participação no lucro dos bancos e mais empregos, entre outros.