Professores das universidades estaduais do Paraná estão realizando hoje (07) manifestações em todo o Paraná com o objetivo de conseguirem mais atenção por parte do Governo do Estado. Em Guarapuava, os professores participaram de uma Assembléia convocada pela Adunicentro, no auditório da Universidade, no Cedeteg.
De acordo com o presidente da Adunicentro, professor Marcos Aurélio Fernandes, o objetivo das manifestações é chamar a atenção do Governo do Estado para a situação dos profissionais que integram as universidades estaduais. “As universidades estaduais do Paraná vivem um momento crítico. Com significativos cortes de verbas e falta de professores e funcionários elas (as universidades) são cobradas a manter a qualidade de seus serviços”, enfatizou Marcos Aurélio.
Conforme o presidente, a Governo do Estado também não teria cumprido um acordo firmado para melhorias nos salários dos professores. “Em novembro de 2011 o governo firmou acordo salarial com os docentes para corrigir uma disparidade de piso salarial. A proposta, inclusive com calendário de pagamento, havia sido aceita pelos docentes das universidades. No entanto, de forma surpreendente, o governo retirou unilateralmente sua proposta da mesa. Diz o governo que continua aberto ao diálogo, mas que diálogo é possível se este governo não cumpre acordo estabelecido?”, questiona Marco Aurélio.
Paralelamente á Assembléia em Guarauava, representantes da Adunicentro participaram no mesmo horário de manifestações na Avenida Cândido de Abreu, no Centro Cívico, em Curitiba. Integrantes dos sindicatos das universidades estaduais do Paraná foram recebidos pelo secretário de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Alipio Leal.