Somente em março o Sindicato Rural de Guarapuava, em parceria com o Serviço nacional de Aprendizagem Rural (Senar) oferece mais 15 cursos em Guarapuava, Candói e Cantagalo.
Nesta segunda feira (10) começa a capacitação “Jovem Agricultor Aprendiz (JAA) – cenário Agrossilpatoril gestão do agronegócio”. Com o objetivo de informar aos jovens rurais sobre suas oportunidades no campo, qualificando-os profissionalmente, despertando sua visão empresarial e capacidade empreendedora, o curso vai até o dia 8 de agosto. Ele será realizado no Colégio Estadual de Jesus Pacheco, no distrito do Guará e o instrutor será o Tibério Pimentel Budal. São 25 vagas disponíveis.
No dia 5 de março, teve início o curso “Trabalhador na Administração de Empresas Agrossilvipastoris – Empreendedor Rural”. O curso está acontecendo no Colégio Agrícola e vai até o dia 23 de junho. O objetivo é Desenvolver o poder pessoal dos empreendedores do agronegócio ampliando sua capacidade influenciadora nas transformações do setor e da sociedade. O instrutor é o Luiz Augusto Burei.
Entre os dias 10 e 11 de março é realizado o curso “Produção Artesanal de Alimentos – conservação de frutas e hortaliças – conservas molhos e temperos” na Extensão de Base em Cantagalo. A capacitação possui como propósito desenvolver produtos baseados nos métodos de conservação de alimentos aplicando técnicas e boas práticas de higiene e tem como instrutor Tibério Pimentel Budal. O curso também acontece entre os dias 25 e 26 de março na Comunidade Paiol de Telha em Guarapuava com a instrutora Denise Bubniak.
O curso “Produção Artesanal de Alimentos – Panificação” acontece nos dias 12 e 13 de março na Apae, em Candói. A instrutora Giovana Giarollo passará conteúdos como: Definição do manipulador de alimentos; Perigos físicos, químicos e microbiológicos; Boas práticas; Qualidade da água; Controle integrado de pragas; Preparo dos alimentos: compra, armazenamento, pré-preparo, higienização, cocção dos alimentos e resfriamento; Intoxicações e infecções alimentares; História da panificação; Função dos ingredientes: farinha de trigo, sal, ovo, açúcar, água, leite, óleo e aditivos; entre outros. São 15 vagas disponíveis.
Em Candói na Comunidade Cachoeira, é realizado entre os dias 13 e 14 de março o curso “Produção Artesanal de alimentos – beneficiamento e transformação caseira de cereais –básico em milho”. O objetivo é desenvolver produtos a base de milho aplicando técnicas de produção e boas práticas de higiene. A instrutora é a Margarida Maria Bocalon Weiss e ao todo são 15 vagas.
Também em Candói, no Pavilhão da Igreja Comunidade Paz, nos dias 17 e 18 de março, acontece o curso Produção Artesanal de Alimentos – beneficiamento e transformação caseira de mandioca- básico em mandioca. Alguns conteúdos que serão passados são: Preparo dos alimentos: compra, armazenamento, pré-preparo, higienização, cocção dos alimentos e resfriamento; Considerações gerais sobre: composição química, função e valor nutritivo da mandioca na alimentação humana; Intoxicação alimentar; Escolha de matéria-prima; Processo de transformação da mandioca em farinha de mandioca, farinha de biju e polvilho doce; Processamento mínimo de mandioca; Receitas a base da mandioca. A instrutora é a Margarida Maria Bocalon Weiss, com 15 vagas disponívei
Entre os dias 18 e 20 de março, é realizado a capacitação “Programa Apoena- cestaria e trançados – artesanato em palha de milho – bonecos (as)”, na Apae Rural em Guarapuava. A instrutora é a Silvana Baul de Azevedo. No curso serão confeccionados bonecos com fibra vegetal. São 10 vagas para os alunos com necessidades educativas especiais e 5 vagas so destinadas ao publico em geral(acompanhantes dos alunos – familiares, amigos, professores, etc).
No Colégio Agrícola, em Guarapuava, nos dias 18,19 e 20 de março acontece o curso “Trabalhador na Bovinocultura de Leite – manejo e ordenha – instituições de ensino”. O conteúdo programático será: Cuidados com a vaca antes do parto;Nascimento da bezerra; Bezerras de 2 a 4 meses;Novilhas de 4 a 10 meses;Novilhas de 10 a 16 meses; Novilhas de 16 a 24 meses; Manejo de vacas; Condição corporal do rebanho;Aplicação de vacinas e medicamentos; Ordenha mecânica e/ou manual (equipamentos, funcionamento, limpeza e manutenção);Vasilhames (higiene e desinfecção); Manejo da ordenha; Preparo do ordenhador; Teste de mastite; Extração de leite; Qualidade do leite; Resfriamento; Armazenamento;Transporte; e Legislação do leite. O instrutor é o Emerson Orestes Ferraza.