22/08/2023
Cotidiano Guarapuava

Sindicato Rural promove mesa redonda nesta terça (25)

imagem-132172

 Da Redação, com assessoria 

Guarapuava – A Comissão Técnica de Ovinocultura do Sindicato Rural de Guarapuava realizará, nesta terça feira, (25) a partir das 9h, na sede da entidade, uma mesa redonda abordando um dos temas técnicos mais importantes para o segmento neste momento: o manejo alimentar voltado ao estabelecimento de um padrão dos animais. Aberta a todos os ovinocultores, profissionais da área e interessados em geral na ovinocultura, a troca de ideias do encontro será coordenada pelo supervisor da DSM Tortuga, o veterinário e especialista em cordeiros Alexandre Bombardelli.

Ele adiantou que o objetivo será estabelecer uma discussão sobre a importância do ovinocultor ser cada vez mais eficiente e competitivo. Um dos fatores decisivos para isso, apontou, é a nutrição do rebanho. “Vamos destacar o ajuste nutricional para acelerar a terminação dos cordeiros e o desempenho zootécnico, cuidando para que não ocorra erro nestas dietas. A ideia é trabalhar para que os cordeiros cheguem ao melhor peso, com saúde, e no menor tempo possível”, comentou. Bombardelli disse considerar que o momento é favorável para pensar no assunto, já que o preço de alguns insumos normalmente utilizados na alimentação animal, como o milho, registra queda, o que se reflete em redução de custos. “Nós, da DSM Tortuga, temos a oferecer prestação de serviço, ajuda nestas decisões: no planejamento nutricional, para que não falte a comida – o planejamento forrageiro tem de estar sempre presente”, completou.  

O veterinário avalia que a produção nacional de carne de cordeiro tem espaço para crescer: “Em torno de 70% do produto consumido no estado de São Paulo, que é o maior mercado do Brasil, vem do Uruguai”, disse. Para Bombardelli, favorecendo a padronização da qualidade, a correta alimentação dos cordeiros é um fator que ajuda o crescimento deste segmento em nível nacional.

Cristina Esteche

Jornalista

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.