22/08/2023


Economia Educação Guarapuava Política Região

Sintesu aprova estado de greve pela reposição da inflação

A decisão foi por unanimidade e a paralisação será no dia 14 de junho

unicentro-guarapuava

(Foto: Arquivo/RSN)

O Sindicato dos Trabalhadores do Ensino Superior (Sintesu) divulgou na tarde desta sexta (7) que após assembleias contemplando os três campis da Universidade Estadual do Centro Oeste (Unicentro) em Guarapuava e Irati, foi decidido, por unanimidade, por paralisação no dia 14 de junho.

O Sindicato afirma que a ação “é em defesa da educação pública e pela reposição da inflação dos servidores públicos do Paraná”. Além disso, seguindo orientação do Fórum das Entidades Sindicais (FES) a assembleia também deliberou por estado de greve, pelo não pagamento da data-base, e caso a situação não seja regularizada, os servidores devem entrar em greve ainda neste mês de junho.

As lideranças dos sindicatos que representam servidores públicos e compõem o Fórum das Entidades Sindicais do Paraná (FES) deram início a preparação para uma greve geral unificada. A decisão é uma resposta diante da postura do governo que ainda não anunciou o pagamento da reposição salarial do funcionalismo.

De acordo com o Sintesu, o FES busca uma reunião com o governador do Paraná, Ratinho Junior, com objetivo de que ele se posicione oficialmente sobre a data-base e afirmou que “caso os servidores não tenham resposta concreta para solucionar o impasse, a deliberação é por greve estadual a partir do dia 25 junho”.

Em janeiro de 2016 foi a última vez que os servidores públicos do Paraná receberam reajuste da data-base. Nesse período de mais de três anos sem a reposição da inflação, a defasagem chega a 17%.

DELIBERAÇÃO DO FES

14 de junho
Greve Geral em defesa da data-base, em defesa da educação pública, contra a reforma da Previdência e por mais empregos. Concentração às 10h na Praça Nossa Senhora de Salete e atos em todas as cidades do Estado.

15 de junho
Início da realização de plenárias regionais unificadas.

21 de junho
Dia de combate à corrupção jurídica.

22 de junho
Data final para as categorias realizarem suas assembleias para deflagração de greve.

25 de junho
Início da greve estadual unificada.

Cristina Esteche

Jornalista

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.

Pular para o conteúdo