22/08/2023
Política

Sirlene e Artagão Jr conseguem desvio da Ferroeste em LS

imagem-56980

Uma reunião entre o deputado estadual Artagão Junior (PMDB), a comitiva de Laranjeiras do Sul liderada pela prefeita Sirlene Svartz, o secretário de Infraestrutura e Logística (Seil), José Richa Filho, e o presidente da Ferroeste, João Vicente Bresolin Araujo definou que a Ferroeste fará um desvio ferroviário em Laranjeiras do Sul.

O terminal ferroviário deverá ficar na localidade de Passo Liso, na BR-158, que fica a seis quilômetros  da cidade. A construção deste espaço de carga e descarga será feita pela Coprossel (Cooperativa dos Produtores de Sementes de Laranjeiras do Sul), conforme garantiu na audiência o presidente da cooperativa, Paulo Pinto de Oliveira Filho.

O presidente da Ferroeste orientou na elaboração do projeto, para posteriormente ser apresentado à ANTT (Agência Nacional de Transportes Terrestres), órgão responsável pela concessão. “A Ferroeste é parceira nesta obra. Assim que recebermos o projeto, imediatamente protocolaremos o pedido na ANTT”, garantiu Araujo.

O secretário José Richa Filho também disse que o Estado sabe da grande demanda do agronegócio da região da Cantuquiriguaçu e do grande aumento no fluxo viário.

Além de desafogar o escoamento pelas estradas, o desvio ferroviário vai gerar economia aos produtores da região. Apenas em pedágio, de Laranjeiras do Sul a Paranaguá, gasta-se mais de R$ 400 reais. “Por hectare, o produtor economizará mais de R$ 200”, disse o vice-presidente da Sociedade Rural do Centro-Oeste, Valter Rodacki.

Também participaram da reunião o presidente do Sindicato Rural, Elio Schmitt, o vereador e técnico da Coprossel, Carlos Alberto Machado (o Magrão), e o secretário de Governo e Gestão de Laranjeiras do Sul, Gizélio Linhares.

Com assessoria/gabinete do deputado Artagão Junior

Cristina Esteche

Jornalista

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.

Pular para o conteúdo