Sistema Carcerário de Guarapuava não tem presos com covid-19

Na PEG UP onde houve o maior número de casos confirmados e presos foram impedidos de trabalhar externamente, a situação está normalizada

No cadeião houve apenas seis carros suspeitos (Foto: Portal RSN/Larissa Ortiz)

Os diretores das unidades prisionais de Guarapuava informaram nesta terça (12), que não há presos com covid-19 em nenhum dos estabelecimentos no município. Além do cadeião, o sistema carcerário ainda conta com a Penitenciária Estadual de Guarapuava – Unidade de Progressão (PEG-UP) e a Penitenciária Industrial de Guarapuava (PIG).

Os primeiros casos confirmados pelo Departamento Penitenciário do Paraná (Depen-PR) nas unidades da cidade, ocorreram em 20 de novembro. Na ocasião apenados dois apenados tiveram resultado positivo. Entretanto, o Departamento tomou medidas de segurança e impediu que os presos trabalhassem externamente, já que a unidade se trata de cumprimento de pena em regime de progressão.

Além disso, em 2 de dezembro, o Depen informou que 12 apenados e dois agentes apresentaram resultado positivo. Conforme as informações, atualmente não há registros de casos suspeitos e confirmados, e os apenados já retornaram às atividades externas.

Além disso, a diretoria da PIG, que a princípio negou casos, confirmou quatro dias depois que dois agentes estavam sob suspeita. Segundo os dados, hoje (12) não há nenhum caso entre os presos. Porém, um agente com resultado positivo, cumpre período de férias.

A chefia da Cadeia Pública informou que já teve seis casos suspeitos da doença entre os presos da unidade, porém, todos os exames tiveram resultado negativo. Entre os guardas prisionais, cinco positivaram, e no momento um está afastado.

ESTADO

Conforme o boletim diário divulgado pela Secretaria de Saúde do Estado, em todo o Paraná, 1.891 pessoas privadas de liberdade já tiveram resultado positivo, o que representa 32% dos que cumprem pena em unidades estaduais. Além disso, 2.269 casos ainda aguardam confirmação e 1.749 já tiveram resultado negativo.

Leia outras notícias no Portal RSN.

Relacionadas

EM ALERTA

Procon de Guarapuava orienta sobre lista irregular de material escolar

MAIS UMA MORTE

Após 28 dias desde os primeiros sintomas, morre 76º paciente

TRAGÉDIA

Carro carbonizado com dois corpos é encontrado na estrada do Guairacá

Comentários