22/08/2023


Geral

Sistema de comunicação e segurança é discutido para Copa do Mundo

A Câmara Temática da Segurança definiu os critérios do sistema integrado de comunicação para a Copa 2014. A reunião aconteceu na sede da Escola Superior de Polícia, da Polícia Civil, com a participação das forças de segurança pública, incluindo o Exército Brasileiro.

A apresentação foi feita pelo major PM Robson Ferreira Lima. Segundo ele, com as instalações dos centros integrados de comando e controle fixo e móvel, é importante fixar normas técnicas para permitir a troca de informações e inteligência.

Outro ponto mencionado por Lima é o gerenciamento de eventos e controle de incidentes, as chamadas Redes de Longa Distância, que usam tecnologia de comunicação ágil, segura e confiável. “Usaremos os meios de telefonia para dar suporte na potencialização da integração entre as organizações, compartilhamento de informações e atendimento às chamadas de emergência”.

No Paraná existem 130 empresas legalizadas, com crescimento de 10,12% no último ano. São 1.950.000 vigilantes cadastrados pela Polícia Federal, sendo 600 mil vigilantes ativos legalmente. Os protocolos para as ações de segurança no Paraná durante a Copa do Mundo estão sendo finalizados e, a partir dos próximos meses, atuaremos na prática, incluindo procedimentos de simulações.

Participaram da reunião representantes da Polícia Militar, Polícia Civil, Polícia Científica, Polícia Federal, Guarda Municipal, Corpo de Bombeiros, Defesa Civil, Setran, Detran, Exército Brasileiro, Celepar, Telefonia Oi, Câmara Municipal de Curitiba, Coesge PR, Ministério da Justiça, Abin, Associação Comercial do Paraná, Ministério Público, Instituto de Criminalística, Sindesp e Sema.

Cristina Esteche

Jornalista

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.

Pular para o conteúdo