Cinquenta e três professores concluíram o Plano de Desenvolvimento Educacional (PDE) nesta sexta-feira (19). Durante a tarde eles participam de um seminário que apresenta o resultado de todas as pesquisas desenvolvidas durante os dois anos em que retornaram à Universidade. A formatura aconteceu em solenidade na manhã de hoje no Cedeteg com a presenca do deputado estadual Cesar Filho.
De acordo com a professora Rosângela Abreu do Prado, coordenadora do PDE/Unicentro, os rpofessores envolvidos são do Núcleo Regional de Guarapuava e passaram dois anos na Universidade para onde elevaram o objeto de suas pesquisas. “Os professores trouxeram os problemas que enfrentam na escola onde atuam e a partir dos cursos ofertados e com o apoio dos orientadores investiram na pesquisa científica com a possibilidade de sanar as dificuldades levantadas e com isso melhor a qualidade da educação”, afirmou.
No primeiro ano do PDE os professores ficaram 100% afastados da sala de aula para dedicarem-se apenas à pesquisa. Já no segundo ano eles retornaram à escola com 75% desse período quando implementaram o que foi pesquisado. Os outros 25% foram dedicados à produção do artigo científico.
Para o professor Valdir Kukelcik, chefe do Núcleo Regional de Educacão em Guarapuava, e cursando do PDE, o Plano representa a ampliação da visão do professor em relacão à educação. “Existem professores que estavam fora da Universidade há 22 anos e com esse retorno quem ganha é a educação. É a aproximação da educação básica com a Universidade”, observa. De acordo com o professor Valdir, 90% das licenciaturas da Universidade são oriundos da escola pública.
“A minha pesquisa é sobre o desenvolvimento do alunos por meio do esporte. Embora esteja licenciado do curso por causa do cargo que assumi. Mas entendo que a volta do professor à escola após o PDE proporciona uma nova visão e consequentemente a melhoria da qualidade do ensino já que todos os projetos são inéditos e proporcionam uma nova ideia sobre a educação”, disse Valdir Kukelcik.