22/08/2023
Guarapuava

"Sonatas e Interlúdios para Piano Preparado" é mais que um concerto de piano

imagem-122986

Jonas Laskouski com Assessoria

Guarapuava – Já começo esta matéria fazendo um convite a você leitor que é apreciador de boa música (não, não é sobre o show do Wesley Safadão, fica tranquilo). A experiência musical que você está convivado a vivenciar vai acontecer próximos dias 30 e 1º de dezembro, a partir das 19h, no Centro de Artes e Criatividade Iracema Trinco Ribeiro, com entrada franca. Trata-se de um concerto de piano que está viajando por todo o Estado e que agora chega a Guarapuava. o projeto "Sonatas e Interlúdios para Piano Preparado" ganhou o primeiro lugar no concurso Prêmio Arte Paraná – Categoria Música.

O que ele tem de diferente? Com direção musical de Vera Di Domênico, as musicistas Grace Torres e Lilian Nakahodo apresentam a revolucionária obra de John Cage.

O PROJETO

"Sonatas e Interlúdios para Piano Preparado" traz uma técnica pouco conhecida do grande público. As concertistas, conduzem o público a um bate-papo após o concerto, para mostrar a preparação do piano e conversar sobre a sua concepção. 

O compositor norte-americano John Cage (1912-1992) tomou caminhos radicalmente novos com suas criações e influenciou decisivamente o desenvolvimento da música do século XX. A composição de Cage é delineada menos por marcas estilísticas características do que por sua concepção de arte; ela convida-nos a abrir os ouvidos para o mundo que nos rodeia, com seus sons muitas vezes imprevisíveis e inusitados.

Raramente executada em público, “Sonatas e Interlúdios para Piano Preparado” (1946-1948), que constitui-se de 16 sonatas e 4 Interlúdios, redefiniu de maneira determinante a utilização de instrumentos tradicionais na criação e execução do repertório que viria a ser desenvolvido no restante do século XX.

A obra testemunha a identificação de Cage com o universo do pensamento indiano, cujas emoções ele aqui evoca de modo não representativo. Também dialoga com sonoridades produzidas pelas orquestras de gamelão da Indonésia. A peça comunica-se ainda, com o conjunto de suas próprias composições para instrumentos de percussão, que especialmente determinaram o caráter de sua primeira fase criativa.

PREPARAÇÃO

 

“Preparar” o piano consiste em alterar afinações e timbres do instrumento inserindo parafusos, porcas, pedaços de borracha e plástico entre as cordas, criando uma gama de sons assimétricos e delicados que lembram uma exótica orquestra de percussão, como você pode ver no vídeo acima. O que pode parecer bárbaro num primeiro momento, no decorrer da audição converte-se num mundo de sons graciosos, exóticos e sensíveis, provocando a curiosidade até mesmo de pianistas e compositores mais experientes. A delicadeza sonora que se apresenta surpreende da primeira à última nota e leva a um estado de profunda serenidade por meio de uma gama de cores e texturas inimagináveis em um piano comum. 

Apesar de alguns poucos pianistas possuírem esta obra em seus repertórios, Lilian Nakahodo e Grace Torres, foram as primeiras pianistas brasileiras a realizarem uma gravação integral dela ao vivo, na cidade de Curitiba, em 2011. O CD Preparado em Curitiba – John Cage: Sonatas e Interlúdios para Piano Preparado teve seu lançamento oficial em janeiro de 2012, na 30ª Oficina de Música de Curitiba e em fevereiro em Darmstadt, Alemanha, no evento "Tage für Neue Musik". Desde então, as pianistas lutam para difundir a obra e as possibilidades da preparação pianística por meio de concertos didáticos, workshops e bate-papos, contribuindo para diminuir o abismo existente entre o público ordinário e a produção musical do século XX e permitindo a acessibilidade à música erudita de vanguarda.

O GRUPO

Grace Torres é pianista, professora, arranjadora, compositora e produtora artística na área de música, mestre em cognição musical (UFPR 2008). É integrante do Grupo FATO, que representou musicalmente o Paraná no Ano do Brasil na França (Paris, 2005), com diversas circulações nacionais (Itaú Cultural, SESI Paraná, Circuito Banco do Brasil etc) e formações que já incluíram o ator curitibano Alexandre Nero. Desde 1997 produz e apresenta o programa de música independente Fora do Eixo, na Paraná Educativa FM. 

Lilian Nakahodo é pianista, pesquisadora, compositora e editora de áudio. Mestre em Música pela UFPR (2014), graduada em Produção Sonora pela mesma universidade (2011). Atua como pianista e tecladista profissional em diversas formações e estilos musicais desde 2000. Sua produção artística enfoca as paisagens sonoras do cotidiano, como o website Mapa Sonoro CWB (2016) e o aplicativo Curitiba Audiowalk (Ministério da Cultura, 2014), e composições eletroacústicas apresentadas em Mônaco (Monaco Eletroacoustique, 2013;) Porto Alegre (Dia Mundial da Escuta, UFRGS, 2014), Curitiba (II Bienal Música Hoje, 2014; SESI Artes Sonoras: O Som pensado e degustado, 2015) e São Paulo (NME#4 Mostra CCSP, 2015).

Vera Di Domênico é pianista, professora de piano e diretora de projetos pianísticos em Curitiba. Foi diretora dos Auditórios do MASP e coordenadora de música da Faculdade Santa Marcelina e Tatuí nos anos 90. Realizou seus estudos de Musica e Piano no Brasil (UFRJ e FAPARTE/SP) com os pianistas Arnaldo Cohen e Alfredo Cerquinho; na Áustria (Escola Superior de Música de Viena) com o Prof. Alexander Jenner e na Alemanha (Música Contemporânea para Piano-Stuttgart) com a Profa. Gunilde Cramer. Concertista e Professora de piano especializada em Música do Século XX há mais de 40 anos, idealiza, desenvolve, dirige e coordena projetos envolvendo alunos e profissionais da música de todas as faixas etárias. outros. ̂

Digital Cast Produtora Cultural é uma produtora sediada em Curitiba desde 2013, focada na concepção, produção e coordenação de projetos culturais multiartes. Atua junto à escolas de música, artistas e musicistas em prol da divulgação da cultura na cidade de Curitiba e no Estado do Paraná. A produtora tem em seu currículo a produção executiva do projeto “Sonatas e Interlúdios para Piano Preparado, de John Cage”, 1º lugar no Prêmio Arte Paraná – Categoria música, além da produção do "Brooklyn Sessions" – série de pocket shows temáticos e gratuitos em temporadas mensais no Brooklyn Coffee Shop (março, abril, maio de 2016), e também do projeto musical "Sweet Cabaret – Great Songs for Better Days" (2016) em diversos espaços de Curitiba (Sesc do Paço, Lapinha, Full Jazz).

 

Cristina Esteche

Jornalista

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.