22/08/2023
Política

Sudoeste se organiza pela PR-280

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Cristina Esteche, com assessoria

Uma reunião com o diretor do Departamento de Estradas e Rodagem (DER), Nelson Leal Júnior e equipe, tratou sobre a federalização da PR-280. A audiência, na Sala da Presidência, contou com participação dos  deputados Nereu Moura (PMDB),  Ademar Traiano (PSDB), Guto Silva (PSC), Nelson Luersen (PDT), Paulo Litro (PSDB), Wilmar Reichembach (PSC) e Anibelli Neto (PMDB).além de demais representantes do Sudoeste na Assembleia Legislativa, nessa terça (31). O encontro foi organizado pela Comissão de Obras Públicas, Transportes e Comunicação e contou com participação do presidente, Tião Medeiros (PTB).

De acordo com Nereu Moura, a PR-280 começa em Cuiabá (Mato Grosso) e vai até o Porto de São Francisco, em Santa Catarina. Do total da rodovia, somente 190 quilômetros, do município de Marmeleiro até o Distrito Horizonte, no município de Palmas, são de responsabilidade do Estado. O restante já é toda federal. “Esta rodovia é uma das mais importantes do Paraná, mas está em péssimo estado de conservação”.

Segundo o parlamentar, como o Estado não tem cumprido minimamente sua parte, deixando a estrada totalmente intransitável, surgiu um grande movimento no Sudoeste do Paraná para que o governo federal assuma a conservação e melhorias desta importante pista. “A PR-280 tem sido palco diário de acidentes, prejuízos e perdas de vidas, sem que o governo faça sua parte, deixando muito a desejar”.

Da reunião, o deputado Nereu Moura ficou responsável de conversar com o coordenador da bancada federal do Paraná, o deputado João Arruda (PMDB), para que organize uma agenda com o ministro dos Transportes, Antonio Carlos Rodrigues, e com o diretor geral do DNIT, Adailton Cardoso Dias. Assim que o encontro for agendado, todos os deputados do Sudoeste irão para conversar com o Governo Federal.

 “Vamos entregar pessoalmente um documento formalizando para que o trecho seja efetivamente federalizado e com isto as melhorias sejam feitas”, explicou Nereu Moura. Entre os pedidos, destaca o deputado, estão recuperação e conservação da rodovia, construção de terceiras faixas, trincheiras, viadutos, eliminação de curvas… “Tudo o que for necessário para torná-la menos perigosa e com maior facilidade de trânsito”.

 

Cristina Esteche

Jornalista

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