Sudoeste terá mais 120 leitos para pacientes da Covid-19

Ampliação vai ocorrer conforme a demanda para desafogar o sistema hospitalar. A estratégia do governo é descentralizar o atendimento aos pacientes

Pacientes serão atendidos sem precisar se deslocar da Região (Foto: AENPr)

O chefe da Casa Civil do Governo do Estado, Guto Silva, e o diretor-geral da Secretaria estadual da Saúde, Nestor Werner Junior, visitaram hospitais do Sudoeste que terão expansão de leitos para o atendimento de pacientes com Covid-19. Assim, no total, a Região poderá ter até 120 novos leitos. Em Chopinzinho, a ampliação pode chegar a 10 leitos de UTI adulto e 6 pediátricos, além de 20 em enfermaria para adultos e 12 pediátricos.

Além disso, a agenda incluiu Pato Branco, Palmas, Mangueirinha, Chopinzinho e Coronel Vivida. De acordo com a assessoria do governo, para Mangueirinha, Palmas e Coronel Vivida estão previstos até 10 leitos hospitalares adicionais. E, em Pato Branco, a expansão será de até 24 leitos de UTI e 18 de enfermaria.

A ampliação deve ocorrer de acordo com a demanda. As estruturas serão disponibilizadas sempre que for identificada a necessidade de abertura de novos leitos nos hospitais.

Assim, Guto Silva afirmou que a expansão é essencial para descentralizar a saúde no Estado.

O objetivo é atender a população das Regiões, principalmente durante o combate ao novo coronavírus no Paraná.

De acordo com ele, o governo segue a estratégia de regionalizar os atendimentos, aproveitando as estruturas hospitalares já existentes. Ao contrário de outros estados, que optaram pela construção de hospitais de campanha. “O custo de um hospital de campanha de São Paulo, com 200 leitos, é o mesmo que temos com mil leitos de UTI, em função da estratégia de usarmos a estrutura que já temos”.

Por fim, a ampliação gradativa de leitos, de acordo com o chefe da Casa Civil, vai desafogar o sistema hospitalar e ainda permitir que os pacientes possam ser atendidos na sua própria Região.

Leia outras notícias no Portal RSN.

Relacionadas

UTILIDADE PÚBLICA

Energisa divulga desligamento programado para Guarapuava

MAIS CONFIRMAÇÕES

Guarapuava registra cinco novos casos de covid-19 em 24h

BALANÇO SEMESTRAL

Polícia Ambiental registra aumento de prisões e resgates de animais

Comentários

WP2Social Auto Publish Powered By : XYZScripts.com