Suprema Campeã

A novilha Dadiva da Baborsa (21 meses), do expositor Osvaldo Rodrigues Barbosa (Cabanha Barbosa), recebeu o título de Suprema Campeã ou Campeã de Honra. Segundo o jurado, todos os animais avaliados apresentaram características da raça bastante definidas, com uma base de animais franceses e alguns ingleses, que dão grande suporte de qualidade racial. “São animais extremamente produtores de carne, destinados a um nicho de mercado da região. O criador de charolês aprecia este tipo de animal: com bastante peso, destinados ao cruzamento industrial. Sabemos que nas feiras de bezerros da região, os animais cruzas charolês ou charolês bem definidos são os que alcançam os maiores valores de comercialização. Por isso, os produtores mantêm esta linhagem de animais bastante pesados, com muita carcaça e muito selo racial”, avaliou Cezar.
A novilha Suprema Campe㠓é um animal que possui várias qualidades que procuramos dentro da raça. Ela tem um comprimento excepcional, com linha de lombo perfeita, possui muita feminilidade, cobertura de carne e comparação músculo x esqueleto muito equilibrada. O equilíbrio é o que chama atenção nesta novilha. É um animal que tem várias características positivas e isto é o mais difícil: reunir vários quesitos em um só animal”, considerou.
O animal premiado, de acordo com Cezar, é fruto de um cruzamento acertado. “A linhagem da mãe e do pai resultou nestas características ideais, além da maneira como a novilha foi conduzida pelo criador, que também tem seu mérito, com certeza”, observou.
O proprietário da Suprema Campeã, Osvaldo Barbosa, ficou surpreso com o resultado do julgamento. “Temos acreditado em um touro que tem potencial muito bom, nasceu na cabanha e está se destacando com ótima produção, então esperávamos um resultado positivo. Não tanto quanto chegamos, mas estou muito contente”, comentou.

Resultados
Grande Campeã Mocha – Hereca 0439 da Estrela – Annemarie Pfann e outros
Grande Campeão Mocho – Famoso 0364 do Paiol Velho – Annemerie Pfann e outros
Grande Campeã Aspada e Suprema Campe㠖 Dadiva da Barbosa – Osvaldo R. Barbosa
Grande Campeão Aspado – Gótico 0398 da Estrela – Annemarie Pfann e outros

Melhor expositor e criador de charolês mocho – Annemarie Pfann e outros
Melhor expositor e criador de charolês aspado – Osvaldo R. Barbosa

Fonte:Luciana de Queiroga Bren

Relacionadas

BOLETIM COVID

Saúde de Guarapuava já contabiliza mais de 1.100 casos de covid-19 em janeiro

EDUCAÇÃO

PR é exemplo de prevenção na aplicação da prova do Enem, diz ministro da Educação

INÍCIO DE VACINAÇÃO

Enfermeira é a primeira a receber a vacina no Brasil

Comentários