22/08/2023
Geral

Surg comemora nesta quarta feira 41 anos de fundação

Com o objetivo de implantar um órgão responsável pelo planejamento, execução e financiamento de obras e serviços de urbanização, em 29 de maio de 1972, o prefeito Moacir Júlio Silvestri fundou a Surg (Companhia de Serviços de Urbanização de Guarapuava). Nesta quarta-feira (29), essa companhia mista completa 41 anos, atuando como prestadora oficial de serviços à Prefeitura de Guarapuava.

A Surg possui, aproximadamente, 425 profissionais técnicos que executam, além de obras e projetos, diversos serviços essenciais à população, como pavimentação asfáltica, tapa-buracos, manutenção e confecção de galerias pluviais, sinalização urbana, podas e roçadas em locais públicos, iluminação pública, limpeza de fossas, varrição das ruas, coleta de lixo, urbanização – calçadas, meios fios, praças, quadras esportivas, entre outros. Também está responsável pelo controle do Guaratran.

Atualmente, a Surg está promovendo diversos mutirões de limpeza nos bairros de Guarapuava. “Essas ações se tornaram uma característica positiva e eficiente da nova gestão, trazendo bons resultados. Líderes de bairros e a população em geral solicitam esse serviço”, afirma o presidente da Surg, Fernando Damiani. A reativação do Comutra (Conselho Municipal de Trânsito), em abril deste ano, tem facilitado e auxiliado o trabalho da companhia.

O aniversário da companhia foi lembrado em um evento no dia 1º de maio, com a participação dos funcionários. “Guarapuava é beneficiada por ter a Surg. Poucos municípios têm o privilégio de possuir uma companhia mista executando esses diversos serviços”, avalia Damiani. “Hoje, 41 anos após sua fundação, a Surg mantém vivos os princípios de sua criação: promover a urbanização da cidade de Guarapuava, executando obras e serviços que levam cada vez mais qualidade de vida à população”, finaliza.

Cristina Esteche

Jornalista

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.