22/08/2023


Geral

Surg já executa cronograma de limpeza em áreas públicas

+ Lote baldio no centro acumula sujeira, mato e proliferação de bichos

A Rede Sul de Notícias está recebendo diariamente inúmeras reclamações pela falta de limpeza em torno de unidades de saúde nos bairros e distritos de Guarapuava. Terrenos baldios tomados por matagal também provocam queixas de moradores em vários pontos da cidade, incluindo o distrito de Entre Rios.

De acordo com o diretor do Departamento de Limpeza da Surg (Companhia de Serviços de Urbanização de Guarapuava), Sebastião Moraes, um cronograma de serviços foi elaborado e já está em execução. “Começamos a limpeza nos postos de Saúde da Família [PSFs]. Hoje estamos na Vila Planalto e depois vamos aos postos do Núcleo Tancredo Neves, Vila Bela, Jardim das Américas e Vila Colibri, Vila Carli, Bonsucesso, Cristo Rei, Xarquinho, Morro Alto e Santana”. Paralelamente, está sendo feita a limpeza nos ginásios de esportes dos bairros e rotatórias. A previsão é que esse serviço esteja concluído até o final da próxima semana, caso o tempo não atrapalhe.

Segundo Moraes, as flores dos canteiros centrais da Avenida Manoel Ribas estão sendo substituídas. Plantadas em dezembro de 2013, as mudas não sobreviveram ao calor intenso das últimas semanas. “São  27 mil metros lineares somente na Manoel Ribas”.

Com falta de funcionários – são apenas 20 para atender o município – para dar conta da demanda com eficiência o setor precisa de mais 40 servidores. A contratação, porém, depende da oferta de concurso público, previsto para março deste ano.

Sebastião Moraes pede a contribuição da população para que mantenha limpa a frente das residências. “Recebemos muitas solicitações para a limpeza da frente de casas, mas essa é uma obrigação dos proprietários”.

Cristina Esteche

Jornalista

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.

Pular para o conteúdo