22/08/2023
Cotidiano Guarapuava

Surg orienta sobre descarte de lixo contaminado por covid-19

A orientação da Surg é para que pacientes e suspeitos de covid-19 identifiquem o lixo contaminado, evitando que coletores se contaminem

62079

SURG pede à população para descartar corretamente o lixo contaminado (Foto: Arquivo/RSN)

A Companhia de Serviços de Urbanização de Guarapuava (Surg) pede à população tomar cuidado ao descartar o lixo contaminado por pacientes positivados e suspeitos da covid-19. Desse modo, o lixo deve ser identificado para evitar que os coletores do lixo se contaminem.

De acordo com a Secretaria de Comunicação da Prefeitura, apesar dos funcionários tomarem todos os cuidados, a vulnerabilidade dos coletores, por terem contato direto com o lixo, permanece. A companhia orienta as pessoas a colocar uma fita vermelha (ou outra cor) para identificar esse lixo.

Ou ainda, encontre uma forma de identificação do material contaminado. Conforme a a responsável pela equipe da coleta da Surg, Silvana Cândido, seguindo essa orientação, os funcionários entenderão que se trata de um descarte contaminado, e isso já diminui o risco de contágio.

COMO FAZER

Para evitar o contágio, a Surg indica que na hora do descarte, a população coloque em dois sacos de lixo/sacolas, para que não haja risco de rompimento. Além disso, borrife um produto desinfetante nas embalagens e não deixe que a pessoa doente embale. Outro membro da família deve fazer isso com os devidos cuidados.

NO ISOLAMENTO

As medidas também se estendem para quem convive com a pessoa contaminada. Além do isolamento do doente, é necessário manter todos os cuidados de prevenção e desinfecção dos utensílios usados por ele. Dessa maneira, ao manusear o material usado ou o lixo descartado pela pessoa infectada, é necessário se proteger. Isso porque trata-se de objetos com secreções, de grande contaminação.

De acordo com a a cirurgiã dentista e membro integrante da Vigilância Sanitária, Simone Galiciolli, os utensílios descartáveis utilizados pelo doente, não são podem ser reciclados. Eles devem ser colocados no lixo comum, juntamente com os outros resíduos.

Vale lembrar que apenas dois terços dos sacos e sacolas devem ser preenchidos, assim não enchendo até o limite e sendo bem lacradas. Na falta da fita vermelha, o importante é identificar o lixo que está sendo descartado. Por fim, as precauções ajudam a manter a segurança dos funcionários e da população neste momento atípico.

Leia outras notícias no Portal RSN.

Redação

Jornalista

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.