Há cerca de 30 dias, equipes da Companhia de Serviços de Urbanização de Guarapuava (Surg) trabalham na restauração da estrada do Guairacá. De acordo com o diretor-presidente da Surg, Halmut Brandtner, a execução do serviço ocorre em pontos críticos da rodovia.
“Estamos retirando o asfalto podre, colocando rachão na base”. Conforme disse Halmut no contato com o Portal RSN, a pavimentação feita anteriormente pelo Governo do Estado é frágil. “Foi feito o asfalto direto na terra, sem base. Não seria próprio nem para uma ciclovia”.
No entanto, essa rodovia é acesso para a retirada de madeira das áreas de reflorestamento. Portanto, o fluxo de caminhões pesados é diário. Além disso, o distrito é composto na maioria, por agricultores familiares que dependem da estrada.
Caminho de acesso para um dos principais pontos turísticos de Guarapuava, o Salto São Francisco, a situação precária da rodovia é alvo de audiência pública e manifestações populares. “O que o prefeito prometeu está sendo cumprido”.
CUSTO ALTO
Com 40 quilômetros de pavimentação o custo para refazer a pavimentação com a qualidade necessária é alto. Ultrapassa R$ 40 milhões. “A Prefeitura não tem como bancar esse custo“. De acordo com Halmut, a estrada é municipal, mas como o Estado pavimentou o trecho no então Governo Lerner, e fez mal feito, a Prefeitura não recebeu a obra.
A condição proposta pelo Município já era de que o Estado se responsabilizasse pela manutenção, o que não ocorreu. Conforme a Surg, caso o tempo permita, a obra de restauração fica pronta nos próximos 30 dias.
Leia outras notícias no Portal RSN.