Taxa de lixo em Guarapuava já pode ser paga

Para pagamento à vista 17 mil contribuintes receberão um boleto. Os demais terão a taxa de lixo parcelada em até 12 vezes na conta de água

Anteriormente a taxa era cobrada junto com o IPTU (Foto: Secom/Prefeitura de Guarapuava)

A partir dessa quarta (15), os guarapuavanos já podem efetuar o pagamento da taxa municipal de lixo deste ano. No total, 17 mil contribuintes que optaram, no ano passado, pela forma de pagamento único receberão em suas casas nos próximos dias um boleto para quitação da taxa.

Entretanto, nos demais domicílios a tarifa será calculada automaticamente através da segunda opção: o parcelamento através da conta de água, com cobrança em 12 parcelas, a partir de janeiro. “Os guarapuavanos sempre pagaram essa taxa de lixo mas, anteriormente, ela era cobrada junto com o IPTU (Imposto Predial e Territorial Urbano). Fizemos essa mudança com o intuito de diminuir o valor do percentual de inadimplência e já estamos com progressos. Desde a alteração no segundo semestre de 2019 reduzimos a inadimplência de 38% para uma média de 5%.

Quem preferir não pagar o boleto que está recebendo agora e quiser optar pelo pagamento parcelado, basta desconsiderá-lo. Assim, automaticamente, a taxa será lançada e cobrada pela Sanepar.

Em Guarapuava, a arrecadação com o pagamento da tarifa do lixo é utilizada para custear o processo de coleta, destinação e manutenção do aterro sanitário. Segundo o secretário, o valor da taxa que os guarapuavanos receberão em suas casas é calculado a partir do consumo de água.

“Essa é uma metodologia mais coerente e justa, calculada através das faixas de consumos em metros cúbicos”, explicou. “Para os munícipes, a recomendação é que a taxa seja paga de forma parcelada na conta de água, já que desta forma não haverá anuidade e nenhum adicional”, finalizou.

Leia outras notícias no Portal RSN.

Relacionadas

TURISMO

Parques Estaduais reabrem neste sábado, com restrições

DINHEIRO NA CONTA

Auxílio Emergencial para nascidos em agosto foi creditado nessa sexta (14)

AVANÇO

Irati supera marca de 200 casos confirmados de covid-19

Comentários