22/08/2023
Cotidiano Região

Em abril, Turvo atendeu 1,3 mil pessoas de baixo poder aquisitivo

Prefeitura de Turvo está organizada para atender também as demandas do comércio local. Projeto prevê suporte financeiro para micro e pequenos empreendedores

turvo

Em abril, Turvo atendeu 1,3 mil pessoas de baixo poder aquisitivo (Foto: Ascom/Prefeitura de Turvo)

Em Turvo as famílias em estado de vulnerabilidade social contam o apoio da prefeitura. Assim as secretarias de Indústria, Comércio e Desenvolvimento e a da Família e Desenvolvimento Social dão o apoio necessário para os programas de benefícios.

De acordo com a prefeitura, somente em abril, a Secretaria de Família e Desenvolvimento Social atendeu mais de 1.300 pessoas. Destas, 570 por telefone e whatsapp e 746 por demanda espontânea na unidade do Centro de Referência em Assistência Social (CRAS).

Assim, na Agência do Trabalhador, a atendimento presencial para auxiliar as pessoas em relação ao seguro desemprego, está ocorrendo mediante agendamentos no site. Porém, quem precisa fazer a Carteira de Trabalho, deve baixar o aplicativo da Carteira Digital.

Aqueles que não possuem acesso à internet e/ou aparelhos telefônicos, podem fazer a carteira de trabalho física. De acordo com a agência, há um número disponibilizado pelo Governo do Estado. “É só ir até a Agência do Trabalhador”.

SUPORTE

Conforme o secretário de Indústria, Comércio e Desenvolvimento Social, Cezar Machado, há o suporte aos empreendedores e empresas locais que necessitem de liberação de crédito neste período de pandemia.

Juntos, somam mais de 30 cadastros efetuados e vários deles já estão sendo liberados. Outra ação dessa Secretaria é o apoio aos empresários locais, como encaminhamento de pedido feito ao prefeito, para criação de lei sobre o fomento de crédito local. Assim, será uma parceria com sociedade de crédito.

A proposta será de que o município disponibilize 50 mil para avalizar créditos feitos por cooperativas e instituições financeiras de Turvo. “Será uma forma de apoiar o micro e pequeno empreendedor local na continuidade das atividades em meio à pandemia da covid-19”.

O projeto de lei passará pela aprovação da Câmara de Vereadores. De acordo com Cezar Machado, a ação faz parte do Programa Turvo Empreendedor. “O valor de R$ 50 mil será alocado em conta que terá R$ 500 mil em carta de crédito alavancado para empreendedores do município”.

COMIDA BOA

A Secretaria de Família e Desenvolvimento Social juntamente com as demais Secretarias Municipais, está fazendo a mediação entre o Governo do Estado do Paraná e as famílias de maior vulnerabilidade social (que pertencem ao CAD Único).

Por fim, as famílias poderão comprar produtos nos estabelecimentos credenciados pela Secretaria de Agricultura e Abastecimento. Para mais informações sobre o benefício, acesse o site.

Leia outras notícias no Portal RSN.

Cristina Esteche

Jornalista

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.