O Parque do Lago, em Guarapuava, sedia neste domingo (11) o maior encontro musical da Região. Cerca de 250 bateristas deixam as garagens, o fundo do palco, para serem a linha de frente. São pais, filhos e filhas; avôs e netos, músicos de todas as idades que se movimentam para darem um show.
Leon tem nove anos e ganhou a primeira bateria. Isso porque ele quer estar ao lado do amigo Lafitinho, que já está na segunda participação no Baterasso. E se Lafitinho tem o apoio do pai Lafite que é músico, Leon conta com a ajuda do avô, Orlando Silva, que é percussionista.
“Ah! Eu, o Lafitinho, o Daniel, a Ana Clara somos amigos desde bebês. Estamos sempre juntos e um ajuda o outro. O Lafitinho me passou a relação das músicas. A gente se fala pelo Whats e eles sempre estão aqui na casa do meu avô. Agora estamos pensando em montar uma banda entre nós mesmos”.
Assim como eles, outras famílias se reúnem para mostrar o talento. De acordo com Jefferson Pelé, um dos organizadores do encontro, homens e mulheres dão vazão ao sonho de ser baterista. “Temos pessoas de todas as idades que curtem o rock e por duas horas se tornam artistas. São amadores e profissionais”.
Conforme disse Pelé, muitas vezes o pai se realiza ensaiando o filho, montando a bateria. “Para muitos o que importa é participar, da maneira que der. É uma festa para a família”.
SHOW DE BATERA
E se os ‘bateras’ começam a tocar por volta das 17h, a festa começa bem antes. Às 13h tem a abertura do Festival de Cervejas Artesanais. Em seguida, haverá o começo do Encontro de Carros Antigos. No entanto, às 13h30 a ‘sonzera’ tem início com o DJ Lennon. Às 15h30 quem sobe no palco é a Banda SpicyCherry.
Mas às 17h no palco principal ocorre o Baterasso. Os ‘batera’ vão dar conta de 23 músicas de vários gêneros. Do rock ao pop chegando à MPB, o repertório traz a tona bandas e músicos consagrados. De acordo com Pelé, o som segue até à noite quando às 19h30 a Banda PJ 32 toca até às 20h30. O Portal RSN apresenta o Baterasso.
Leia outras notícias no Portal RSN.