Temperatura elevada afeta abastecimento em municípios da Região

Alta no consumo e baixa reservação afetam o abastecimento de água em Pinhão e em Laranjeiras do Sul a partir desta sexta (2)

Temperatura elevada afeta abastecimento em municípios da Região (Foto: Divulgação)

As altas temperaturas dos últimos dias e o consequente aumento do consumo de água, afetam o abastecimento em dois municípios da Região de Guarapuava. Em Pinhão, a Sanepar informa que nesta sexta (2), a reservação do Sistema de Abastecimento de Água está prejudicada. Assim, o abastecimento ficará afetado nos bairros Vila Caldas, Colina Verde, Parque Industrial, Dona Áurea e Dois Irmãos.

Além disso, no São Cristóvão, Invernadinha, Presendo, Baggio, Vila Rural e Guarapuavinha. Conforme a empresa, a normalização deverá ocorrer gradativamente durante a madrugada de sábado (3). Em Laranjeiras do Sul, o sistema poderá ter o abastecimento comprometido no fim de semana, com possibilidade de fechamento emergencial dos setores de distribuição de água. No último dia 25, o Portal RSN mostrou que município está com capacidade de abastecimento praticamente igual à demanda. “O índice de captação é de 0,98. Ou seja: tudo o que produzimos está sendo consumido”.

De acordo com a Sanepar, a falta de água também é consequência das temperaturas elevadas, da baixa reservação e do aumento considerável no consumo. Além da crise hídrica devido à intensa estiagem. As equipes fazem a análise diária do sistema, e se não houver necessidade, os registros permanecerão abertos. No entanto, caso seja necessário, o fechamento ocorrerá das 16h às 7h da manhã do dia seguinte, com previsão de normalização gradativa a partir das 8h.

Os clientes que não possuem caixa-d’água domiciliar podem ficar desabastecidos temporariamente. A Sanepar lembra que, de acordo com norma da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT), cada imóvel deve ter caixa-d’água com capacidade para atender as necessidades dos moradores por, no mínimo, 24 horas. Assim, o reservatório domiciliar deve armazenar pelo menos 500 litros.

LOCAIS AFETADOS HOJE E NOS PRÓXIMOS DIAS EM LS

Sexta (2) – Jaboticabal, Vila Rural, Santo Antônio de Pádua, Marchesi, Itália, Bancários, Água Verde, Presidente Vargas, Panorama, condomínios Maria Antônia, Iguaçu, Almirante da Serra e Viena, Cidade Alta, Paris, Loteamento Badoti. Além disso, em Regiões da área central, nas proximidades da Apae, do Seminário, do Colégio das Irmãs, da igreja ucraniana, da igreja matriz Santana e do Iguaçu Tênis Clube.

Sábado (3) – Loteamento Cordeiro, BNH, Vila Mos, Vila São Miguel, Vila São Vicente, Loteamento Mineiro, Cristo Rei, João Fernandes, Aparecida, São Francisco, Monte Castelo, Palmeiras, Parque Industrial. E ainda, nas Regiões da área central próximas à rodoviária e ao Fórum.

Domingo (4) – Jaboticabal, Vila Rural, Santo Antônio de Pádua, Marchesi, Itália, Bancários, Água Verde, Presidente Vargas, Panorama, condomínios Maria Antônia, Iguaçu, Almirante da Serra e Viena, Cidade Alta, Paris, Loteamento Badoti. E Regiões da área central, nas proximidades da Apae, do Seminário, do Colégio das Irmãs, da igreja ucraniana, da igreja matriz Santana e do Iguaçu Tênis Clube.

Segunda (5) – Loteamento Cordeiro, BNH, Vila Mos, Vila São Miguel, Vila São Vicente, Loteamento Mineiro, Cristo Rei, João Fernandes, Aparecida, São Francisco, Monte Castelo, Palmeiras, Parque Industrial. Além disso, também nas Regiões da área central próximas à rodoviária e ao Fórum.

ORIENTAÇÃO

Assim, para os dois municípios, a Sanepar orienta para que os moradores façam uso racional e inteligente da água. Desta forma, evitando lavar carros e calçadas. A empresa pede também que a população adie atividades que demandem água e não sejam urgentes. Entre elas lavagem de cobertores, cortinas e limpeza pesada. E que os moradores reduzam o tempo do banho.

Por fim, a empresa pede que moradores verifiquem torneiras pingando e possíveis vazamentos. E que os moradores façam o reuso da água de lavagem e enxágue das roupas para lavar pisos, calçados e regar jardins. O Serviço de Atendimento ao Cliente Sanepar é feito pelo telefone 0800 200 0115. Ao ligar, tenha em mãos a conta de água ou o número de sua matrícula.

Leia outras notícias no Portal RSN.

 

Relacionadas

MERCADO DE TRABALHO

Paraná é o estado que mais empregou pela Agência do Trabalhador

CONVERSA ON-LINE

MIS-PR promove conversa comemorando o dia do patrimônio audiovisual

BOA AÇÃO

Grupo 'Duelo do Bem' começa as reformas no hospital Santa Tereza

Comentários