22/08/2023
Geral

Tempo instável causa cerca de 30 mil raios em 4 horas no interior do Paraná

Entre meia-noite e 04h00 da madrugada desta segunda feira (02), o Instituto Tecnológico Simepar registrou a descarga de aproximadamente 30 mil raios sobre as regiões noroeste, oeste, central e Campos Gerais do Paraná. De acordo com o meteorologista Samuel Braun, o ambiente instável, com ar quente e úmido vindo da região amazônica, pode ter sido a causa da intensa atividade elétrica gerada no estado.

Segundo Braun, o Sistema de Detecção de Descargas Atmosféricas do Simepar identificou que as cidades mais atingidas pelos raios foram Campo Mourão, Cascavel e Guarapuava. “Normalmente, essas cidades registram cerca de oito a dez raios por quilômetro quadrado por ano, o maior índice do estado. O fenômeno dessa madrugada provavelmente ultrapassou a média”, explica.

Outras cidades que registram anualmente este mesmo índice são Morretes e Antonina, no litoral do Paraná e as cidades mais próximas à Serra do Mar. Já na região dos Campos Gerais, o número de descargas elétricas fica ente três a quatro raios por quilômetro quadrado.

Além das descargas elétricas, os municípios que estavam sob o sistema meteorológico desta madrugada também registraram pancadas de chuva e ventos fortes. A estação do Simepar em Ponta Grossa identificou ventos moderados a 50 quilômetros por hora. Em Maringá, no norte, e em Assis Chateaubriand, no oeste, as rajadas chegaram próximas aos 60 km/h. O maior registro foi nas cidades de Icaraíma e Diamante do Norte, no noroeste, com ventos a 70 km/h.

Cristina Esteche

Jornalista

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.