22/08/2023



Cotidiano Paraná

Tempo médio para abrir uma empresa no PR foi de 15h em setembro

O resultado de setembro de 2022 qualificou o Estado como o terceiro melhor tempo do País, ficando atrás apenas do ES e PE

O resultado de setembro de 2022 qualificou o Estado como o terceiro melhor tempo do País, ficando atrás apenas do ES e PE (Foto: Reprodução/Agência Estadual de Notícias)

O Paraná alcançou mais uma marca importante na redução do tempo médio para a abertura de empresas. Em setembro de 2022, foram necessárias apenas 15 horas para a criação de um empreendimento no Estado. Esse é o menor tempo da história recente, ao lado de junho.

Em setembro de 2019, por exemplo, o empresário paranaense levava três dias e 19 horas para abrir uma empresa. No mesmo mês de 2020, eram 3 dias e 14 horas. Em 2021, um dia e 10 horas.

O resultado de setembro de 2022 qualificou o Estado como o terceiro melhor do País. Assim, ficando atrás apenas de Espírito Santo (13h) e Pernambuco (14h). Além disso, com a diferença de que o Paraná processou também o terceiro maior volume de pedidos, com 4.911 registros, ficando atrás somente de São Paulo, com 22.466 registros, e Minas Gerais, com 6.419. A média brasileira está em um dia e sete horas, com o movimento de 61.703 processos.

De acordo com o presidente da Junta Comercial, Marcos Rigoni, o Paraná é um dos estados com mais pedidos de abertura de empresas de todo o País em setembro.

Estarmos com esse tempo tão curto é motivo de alegria e orgulho de todo o trabalho que vem sendo feito. Trabalhos para melhorar ainda mais esses resultados.

Do total de empresas abertas no Estado, 96% concluíram o trâmite em até 3 dias, 3% em até 5 dias, 1% em até 7 dias e nenhuma demorou mais de 7 dias. Os dados são da RedeSim, plataforma do governo federal.

O tempo total de abertura de empresas e demais pessoas jurídicas leva em consideração o tempo na etapa de viabilidade, de validação cadastral que os órgãos efetuam e de efetivação do registro e obtenção do CNPJ. Não são considerados os tempos de inscrições municipais ou estaduais e nem a obtenção de licenças para funcionamento do negócio.

ABERTURA DE EMPRESAS

Apenas em setembro, os empresários do Paraná abriram 22.990 empresas, número superior ao mesmo período de 2021, quando foram criados 21.017 empreendimentos. No ano foram 213.122 novas empresas, sendo 160.865 MEIs e 45.180 LTDAs.

O saldo total do ano, que leva em consideração a diferença entre essas aberturas e baixas de empresas (91.437) e representa o crescimento efetivo das atividades econômicas do Estado, está em 121.685. O Paraná tem, atualmente, 1,57 milhão de empresas ativas. Por fim, confira o relatório aqui.

Leia outras notícias no Portal RSN.

Jornalista

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.

Pular para o conteúdo