Temporada de Verão começa com águas limpas no litoral do Paraná

O primeiro boletim de balneabilidade do Instituto Ambiental do Paraná (IAP) revela que as águas litorâneas e do interior do Estado estão próprias para banho

A temporada de verão começa com boa condição para banho nas águas do litoral do Paraná (Foto: Arquivo ANPr)

O Instituto Ambiental do Paraná (IAP) divulgou nesta sexta feira (21), o primeiro boletim de balneabilidade do verão, informando a boa condição para banho nas águas do litoral e do interior do Paraná.

De acordo com o IAP, dos 49 pontos monitorados semanalmente no litoral, apenas um está impróprio para banho, em Ponta da Pita. As praias de Guaratuba, Matinhos, Pontal do Paraná, Ilha do Mel, Morretes e Antonina receberam a sinalização de águas limpas até o momento.

O boletim também traz dados de outros 10 locais considerados permanentemente impróprios para banho, independentemente da época do ano.

No interior do Estado são 17 locais monitorados, entre praias artificiais e represas, e todos estão próprios para banho.

O monitoramento do Instituto Ambiental avalia a concentração de bactérias na água, advindas da contaminação por esgoto sanitário clandestino ou fezes humanas e de animais de sangue quente.

Em caso de dúvida, os turistas podem se orientar pelas bandeiras de sinalização que são colocadas todos os anos na orla das praias, rios e reservatórios. As bandeiras de cor vermelha indicam que a região está imprópria para banho e as azuis marcam a boa qualidade das águas.

OPERAÇÃO VERÃO

Hoje (21), começa a Operação Verão em todo o Estado do Paraná. Até o início de março de 2019, mais de 2,2 mil profissionais atuarão no litoral e na Costa Oeste e Norte do Paraná, atendendo a população nas áreas da segurança pública, saúde, saneamento, limpeza das praias, meio ambiente, além da disponibilização de internet gratuita nesses locais.

 

Relacionadas

DOE SANGUE

Dia do Doador de Sangue reforça a importância de ajudar a salvar vidas

Inscrições para o PSS encerram com 47 mil candidatos

VOLTA ÀS AULAS

Matrícula para rede pública estadual começa hoje (24) no Paraná

Comentários