22/08/2023
Cotidiano

Temporal e ventos fortes destelham casas no oeste do Paraná

Um forte temporal deixou dezenas de casas e estabelecimentos comerciais destelhados no início da noite de ontem (21) em Toledo e em Santa Helena. A tempestade teve início por volta das 18h e atingiu várias regiões das duas cidades, principalmente a área central. A Defesa Civil e o Corpo de Bombeiros foram acionados para atender também casos de quedas de árvores e alagamentos. Até as 9h30 desta terça (22), o balanço dos estragos nas duas cidades ainda não havia sido concluído.

Em Toledo, além dos ventos que chegaram a 51 km/h por hora, segundo o Sistema Meteorológico do Paraná (Simepar), houve chuva de granizo que durou cerca de dez minutos, tempo suficiente para que as pedras de gelo se acumulassem no Centro e bairros vizinhos. Foram registrados ainda cortes de energia na região oeste da cidade e na área rural. O fornecimento de energia nestes locais foi parcialmente restabelecido por volta das 23h e equipes continuam mobilizadas nesta manhã para recompor o sistema de distribuição a ao menos 1,5 mil consumidores.

Em Santa Helena, o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) foi acionado para atender um motociclista e a passageira que ficaram feridos com a queda de uma árvore. Os dois foram socorridos, levados para o hospital e em seguida liberados. Algumas ruas ficaram interditadas até próximo da meia-noite quando os Bombeiros e a Defesa Civil encerraram o trabalho de retirada das árvores que caíram. Algumas delas foram arrancadas pela raiz. Houve estragos também no terminal turístico.

Ainda conforme a Copel, 50 mil domicílios ficaram sem energia nos municípios da região. Mais da metade dos 400 chamados de emergência partiram de Guaraniaçu, Matelândia, Santa Helena, Quedas do Iguaçu, São Pedro do Iguaçu e Toledo. Os problemas foram provocados principalmente por quedas de árvores e de galhos sobre a rede elétrica. Em nota, a companhia informou que “os trabalhos de restabelecimento dos serviços de eletricidade continuarão ao longo do dia”.

O temporal também derrubou uma torre de transmissão de Furnas. O problema foi registrado às 22h39 e atingiu parte da linha entre Foz do Iguaçu e Ivaiporã, no norte do estado. Segundo a estatal, "não houve impacto nem interrupção para o Sistema Interligado Nacional (SIN)".

A torre que mede 42 metros e pesa cerca de 12 toneladas fica entre os municípios Missal e Ramilândia. "A operação para recomposição da estrutura já começou, com envio de mão de obra especializada e equipamentos ao local, e deve terminar até o final da semana", completou.

De acordo com o Simepar, há previsão de chuvas fracas e isoladas para esta terça (22) e quarta feira (23), com possibilidades de temporais para a região noroeste, em especial na área que abrange os municípios de Loanda e Paranavaí.

No restante do Paraná, o tempo segue instável até sábado (26).

 

Fonte: G1

Cristina Esteche

Jornalista

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.