Pinhão – A equipe masculina de Tênis de Mesa de Pinhão iniciou o treinamento no mês de fevereiro. O objetivo é manter o título de campeão no Jarcans 2009.
Sob a orientação de Henry Nobuyoski Maeda (foto), 21 anos, a equipe pinhãoense é formada por cinco jogadores masculinos e cinco femininos. No ano passado a equipe masculina conseguiu pela primeira vez a medalha de ouro e as meninas ficaram com o bronze.
Henry conta que seu primeiro contato com o esporte foi ainda no colégio. A gente começa jogando ping-pong e vai gostando do esporte, disse ele. Para o treinador, o tênis de mesa é um esporte que requer concentração e capacidade de raciocínio rápido. O tênis só perde para o xadrez em termo de concentração e raciocínio, disse Henry.
Existem quatro modos de competição, dupla, dupla mista, individual e por equipe. No Jarcans a competição é feita somente por equipe que é formada por três jogadores. Eles competem em cinco mesas, quem ganhar mais, vence.
Entre os jogadores do Tênis de Mesa, Henry destaca Thomas Valenga e Muriel Boeira da Silva, Todos gostam de jogar, mas quando tem que se dedicar e cumprir as regras são poucos os interessados. Atualmente temos apenas o Thomas que está com idade de competir, ele é dedicado e esse ano deve representar o nosso município nos Jogos da Juventude, disse ele.
Segundo Henry o grande adversário de Pinhão no Jarcans é a equipe de Laranjeiras do Sul.
Fonte:Fatos do Iguaçu