Moradores de uma área ocupada do bairro Vila Bela, em Guarapuava, queimaram pneus em protesto a uma tentativa de reintegração de posse. O terreno em que seis famílias estão vivendo há sete meses pertence à Prefeitura de Guarapuava. A Polícia Militar foi acionada para manter a segurança do local durante o ato dos moradores.
De acordo com os moradores do terreno, eles sofrem no local com falta de infraestrutura, além de enfrentarem problemas com infestação de animais, como ratos, cobras e aranhas. Segundo Indianara Aparecida Waliguski, dona de casa e moradora no terreno, representantes da Prefeitura já teriam ido ao local pelo menos seis vezes pedindo a saída das famílias.
“Eles só vieram com mentiras, disseram que não poderíamos construir nada aqui. Falaram que iriam passar com as máquinas em cima da gente. Nós precisamos de uma casa para morar, temos filhos para sustentar, eles precisam ajudar a gente”.
Outra família que vive no espaço é a de Patrícia de Jesus Camargo e de seu marido, David Jesus da Silva. David parou de trabalhar por medo de sair da residência e ter sua casa tomada.
“Eu perdi meu serviço porque comecei a ficar muito aqui, com medo de derrubarem as casas. Como eu vou conseguir trabalhar desse jeito? Não tem condições”.
RESPOSTA DA PREFEITURA
Em resposta ao caso, a Secretaria de Habitação e Urbanismo de Guarapuava informou que foi realizada uma ação no local para retirar as cercas e início de novas obras em uma área que é de uso público. Ainda de acordo com a secretaria, as reintegrações de posse cabem à justiça.
“A Secretaria de Habitação e Urbanismo de Guarapuava já ajuizou uma ação pedindo a desocupação do local, já que se trata de uma área pública de uso comum de toda a população”, informou a assessoria de comunicação da Prefeitura de Guarapuava.