Uma equipe da Unicentro, formada por 25 alunos de iniciação científica (IC) e oito do Programa de Educação Tutorial (PET), além do professor Paulo Roberto da Silva, coordenador do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (Pibic) da Unicentro, participam da Jornada Nacional de Iniciação Científica e do Encontro Nacional de Grupos do Programa de Educação Tutorial (Enapet), que ocorrem durante a 63ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), de 10 a 15 de julho, na Universidade Federal de Goiás (UFG), em Goiânia (GO).
A Reunião Anual da SBPC é um dos maiores eventos científicos do Brasil. Este ano, o evento conta com cerca de oito mil inscritos e apresentação de cerca de cinco mil trabalhos. A SBPC foi aberta com palestra do Ministro de Ciência e Tecnologia, Aloisio Mercadante; e também contou com palestra do Ministro da Educação, Fernando Haddad; do Presidente do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), Glaucios Oliva; do Presidente da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), Jorge Almeida Guimarães; entre outras autoridades políticas e científicas do Brasil.
Durante a SBPC, ocorre também o Fórum Nacional de Coordenadores de Iniciação Científica, com a presença de coordenadores da iniciação científica de instituições de ensino superior do Brasil e também da coordenação nacional do Pibic no CNPq. Durante o Fórum, o professor Paulo Roberto levou os anseios da Unicentro em relação a iniciação científica diretamente à coordenação nacional do Pibic junto ao CNPq, sendo que o professor da Unicentro avaliou que o CNPq esta muito receptivo a sugestões para melhorar as ações do Pibic em todo o País.
Ainda durante o Fórum Nacional de Coordenadores de Iniciação Científica, o professor Paulo Roberto sugeriu a reformulação da Resolução Normativa 017/2006, do CNPq, que regula o Pibic e o Pibiti (Programa Institucional de Bolsas de Iniciação em Desenvolvimento Tecnológico e Inovação) em todo o Brasil. A sugestão do professor da Unicentro foi acatada e muito bem vista, pois foi unânime que a Resolução é ultrapassada, principalmente em relação ao Pibiti. Também no Fórum, o Encontro Anual de Iniciação Científica (Eaic) do Paraná foi citado pela Coordenação Nacional do Pibic como modelo a ser seguido por outros estados, pois tem apresentado excelentes resultados.
Por fim, a coordenação do Pibic solicitou que cada região faça fóruns regionais com coordenadores de iniciação científica. O primeiro Fórum Sul de Coordenadores de IC será na Universidade Federal do Paraná (UFPR), em novembro.
Texto: Coordenadoria de Comunicação da Unicentro