Terminam hoje (13) as inscrições para os Exames da EJA Online

Última etapa dos exames será aplicada no dia 3 de dezembro em três escolas de Guarapuava

O período de inscrições para os Exames da Educação de Jovens e Adultos (EJA) Online da Secretaria de Estado da Educação do Paraná terminam nesta terça feira (13). De acordo com a Agência Estadual de Notícias (AEN), os interessados devem procurar o estabelecimento de ensino credenciado mais próximo, levando original e fotocópia de documento de identificação.

(Foto: Hedeson Alves/SEED)

A oportunidade é gratuita e voltada para toda pessoa, maior de 18 anos, que não teve acesso à educação na idade quando mais jovem e deseja retomar seus estudos e obter uma certificação no Ensino Médio.

Estão disponíveis inscrições para a 2ª etapa dos Exames da EJA Online, nas provas de Língua Portuguesa e Redação, Língua Estrangeira Moderna – Inglês ou Espanhol, Filosofia, Sociologia, Geografia e História. Ainda segundo a AEN, elas serão aplicadas no dia 3 de dezembro, ao longo de todo o dia, nos computadores dos laboratórios de informática das escolas credenciadas, exceto pela redação, que é escrita em uma folha própria e corrigida por um professor no local.

Em Guarapuava, são três escolas credenciadas: Antônio Tupy Pinheiro, CEEBJA Guarapuava e Rui Barbosa.

ETAPAS

No dia 7 de novembro foram aplicadas as provas da primeira etapa dos Exames da EJA Online, para as disciplinas de Matemática, Biologia, Educação Física, Arte, Física e Química. O participante que obtiver no mínimo a média 6,0 em todas as disciplinas das duas etapas poderá solicitar sua certificação no ensino médio.

A certificação é emitida por uma escola da rede estadual, seguindo critérios de uma resolução que será divulgada pela Secretaria da Educação. O mesmo documento incluirá os critérios para aproveitar resultados de Exames da EJA Online de anos anteriores, do Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (ENCCEJA), Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) até 2016, Educação de Jovens e Adultos regular, ou mesmo da Educação Básica regular, para obter a certificação no Ensino Médio.

A lista completa de escolas que participam dos Exames da EJA Online está disponível aqui.

Relacionadas

MAIS CASOS

Em 24h, Guarapuava confirma 95 novos casos de covid-19

VAMOS PARTICIPAR?

UniGuairacá promove live com o tema 'Envelhecer é uma arte'

LUTO

Morre o jornalista Fernando Vannucci aos 69 anos em São Paulo

Comentários