22/08/2023
Brasil Cotidiano

Terminam hoje (9) as inscrições do Concurso Público Nacional Unificado

O concurso público seleciona servidores públicos do Governo Federal. Guarapuava está entre as cidades que vão sediar a prova em maio

Concurso Público de Guarapuava(Foto: Reprodução/Pexels)

Terminam nesta sexta (9) as inscrições para o Concurso Público Nacional Unificado (CPNU). Até agora 1,5 milhão de pessoas já se inscreveram. Deste total, o Paraná soma 50 mil inscritos. As taxas são de R$ 90 para os cargos de nível superior e de R$ 60 para o bloco de cargos de nível médio. O CNPU terá 6.640 vagas para 21 órgãos da administração pública federal.

No Paraná, haverá provas em nove cidades: Guarapuava, Curitiba, Cascavel, Londrina, Maringá, Paranaguá, Ponta Grossa, São José dos Pinhais e Umuarama. Os cargos disponíveis para o Estado são: médico para atuar no Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI), analista administrativo, analista em Reforma e Desenvolvimento Agrário e engenheiro agrônomo para atuar no Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra).

Além disso, há vagas para analista de Planejamento, Gestão e Infraestrutura em Informações Geográficas e Estatísticas, tecnologista em Informações Geográficas e Estatísticas e técnico em Informações Geográficas e Estatísticas para atuar no Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

COMO FUNCIONA

O Concurso Público Nacional Unificado seleciona servidores públicos do Governo Federal. O novo modelo consiste no oferecimento conjunto de concursos públicos. Assim, pode haver o preenchimento de cargos públicos efetivos no âmbito dos órgãos e das entidades da Administração Pública Federal direta, autárquica e fundacional, com a aplicação simultânea de provas em todos os Estados e no Distrito Federal.

Para se inscrever, o candidato deve acessar a página do gov.br. Em seguida, é necessário fazer o login e seguir as orientações. No momento da inscrição, o candidato faz a escolha pelas carreiras, que estarão divididas em oito blocos temáticos. Cada bloco reúne as carreiras que possuem semelhanças entre si.

O CPNU permitirá a inscrição para a disputa por vagas para mais de um cargo, desde que dentro do mesmo bloco temático. Uma das vantagens é que o candidato pagará uma taxa de inscrição única. Mas atenção, ao concorrer a mais de um cargo, o candidato deverá classificar as vagas de interesse por ordem de preferência para definir a prioridade em uma possível chamada, baseada na nota alcançada.

O objetivo do CNPU é promover igualdade de oportunidades de acesso aos cargos públicos efetivos. A prova será no dia 5 de maio. A divulgação dos resultados das provas objetivas e preliminares das provas discursivas e redações ocorrerá no dia 3 de junho. Ainda conforme as informações, o resultado será anunciado no dia 30 de julho. Em 5 de agosto terá início a etapa de convocação para posse e realização de cursos de formação.

Leia outras notícias no Portal RSN.

Vallery Nascimento

Jornalista

Jornalista formada desde 2022 pelo Centro Universitário Internacional - Uninter. Além do amor pela comunicação, ela também é graduada em Letras com habilitação em inglês. Apresenta o Giro RSN de segunda a sexta, às 18h nas redes sociais do Portal RSN.

Relacionadas

Desculpe, não encontramos nenhuma postagem disponível.

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.