22/08/2023
Geral

Terrenos baldios cheios de mato preocupam moradores vizinhos

imagem-52574

A existência de terrenos baldios , cheios de mato onde proliferam insetos e servem de esconderijo para marginais está preocupando moradores vizinhos. Um leitor da REDE SUL DE NOTÍCIAS, Marcelo Akira Furukawa Veja cita a área localizada  na esquina das ruas Vicente Machado  com a  17 de Julho, no  bairro Trianon, centro de Guarapuava. De acordo com  Marcelo,  ele já solicitou  limpeza do terreno na Prefeitura, “onde fui bem recebido, mas até agora não fui atendido”, já ligou na SURG “e também nada. “

De acordo com o leitor da RSN, ele reivindica a limpeza desse terreno há mais de três anos. “Além do matagal, o  muro está quase todo caído sendo perigoso haver acidentes. As  calçadas  estão intransitáveis com mato;  lixos que são depositados nesse terreno, e agora o pior de tudo é a infestação de ratos (e não são pequenos).

De acordo com o diretor presidente da Surg, Fernando Damiani, para resolver o problema de terrenos ociosos, há um projeto que está sendo debatido para terceirizar o serviço de limpeza dos terrenos particulares e públicos e cobrar do proprietário, caso este, após ser notificado, não limpe a área. “A obrigação da limpeza é do dono do terreno. Nós não podemos sequer entrar nesses locais sem a prévia autorização dos proprietários”, afirmou. Segundo Damiani, há muitos terrenos cujos donos não residem em Guarapuava.

O mesmo assunto preocupa o vereador Geraldo Pacheco (PT. Nesta semana ele entrou com requerimento, aprovado por unanimidade, para que a  Prefeitura informe justamente

sobre os terrenos que não possuem construções. Geraldo questiona se  há algum projeto de limpeza em áreas sem cercamento, em que a administração municipal imbute na cobrança junto ao IPTU (Imposto sobre propriedade predial e territorial urbana)? Caso exista, se a Surg faz o procedimento e também cobra o imposto? Se o proprietário não está em dia com o IPTU, este vai para divida ativa? Nos terrenos que o mato comprometeu a passagem de pedestres na calçada, existe algum procedimento a ser tomado?

Cristina Esteche

Jornalista

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.