22/08/2023
Cotidiano Guarapuava

Testagem de pacientes monitorados da Covid-19 vai ser intensificada

Os profissionais que atuam neste plantão de testagem da Covid-19 seguem um protocolo de atendimento feito pela equipe do serviço de call center do município

teste_coronavirus2603200044

Os profissionais que atuam neste plantão de testagem da Covid-19 seguem um protocolo (Foto: Arquivo/RSN)

A testagem de Covid-19 é essencial para o planejamento e execução de ações estratégicas em Guarapuava. Por isso, a Secretaria de Saúde, está intensificando a aplicação dos testes do novo coronavírus e continuará a fazer coleta de exames em sistema drive thru no estacionamento do Ginásio Joaquim Prestes todas as segundas, quartas e sextas em pacientes monitorados.

De acordo com o prefeito Cesar Silvestri Filho, a ação dará números mais precisos sobre o cenário de Guarapuava e um amparo mais consistente sobre a situação epidemiológica local. “Com essas informações atualizadas constantemente, nosso monitoramento será ampliado e dará mais segurança, clareza e embasamento para a tomada de decisões”.

O secretário de Saúde, Jonilson Pires afirma que os profissionais que atuam neste plantão seguem um protocolo de atendimento. “Todos os pacientes que passaram pelo atendimento do 0800 e que são monitorados por nossa equipe são contatados para agendamento do exame. Em média, temos de 40 a 60 pessoas agendadas em cada dia. Isso permite um atendimento organizado, seguro e eficiente”.

Conforme a chefe do Departamento de Epidemiologia, Chayane Andrade, o município possui testes suficientes para assegurar uma cobertura ampla. “Temos testes disponíveis para todos os monitorados que poderão fazer, com o sistema drive thru, tanto os testes PCR que são enviados ao Lacen, quanto os testes rápidos”.

Além disso, a Secretaria de Saúde segue com aplicação de testes da Covid-19 em todos os pacientes que apresentam síndrome gripal e procuram atendimento.

Leia outras notícias no Portal RSN.

Sabrina Ferrari

Jornalista

Graduada em Jornalismo pela Universidade Estadual do Centro-Oeste (Unicentro) em 2018. Mestre pelo Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Letras da Unicentro. Possui experiência na área de reportagem, com ênfase em textos mais voltados para cultura, moda, turismo e comportamento.

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.