22/08/2023
Política

Thiago Córdova assume coordenação de 6 Ciretrans e postos em 28 municípios

imagem-28855

O chefe da 6ª. CIRETRAN em Guarapuava, vereador Thiago Cordova assumiu a coordenação de uma das oito regiões criadas pelo DETRAN no Paraná. Assim sendo, Thiago Cordova passa a coordenar seis Ciretrans e postos avançados do órgão em 28 cidades. Uma das atividades assumidas pelo coordenador é ir a cada um dos municípios sob a sua jurisdição e expor a nova filosofia do governo para essa área.
 
“Para esse realinhamento foi feita uma pesquisa e uma das prioridades é facilitar a vida do usuário a partir da informatização de serviços que hoje podem ser feitos pela Internet, sem que haja necessidade da pessoa se deslocar até a CIRETRAN”, afirma.
 
A medida que está sendo tomada para agilizar o atendimento é o DETRAN Fácil. Dois meses após ser lançado, o sistema já responde por mais da metade dos atendimentos realizados pelo Departamento de Trânsito do Paraná a usuários que precisam fazer a segunda via do Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo, segunda via da Carteira Nacional de Habilitação e CNH definitiva. O sistema permite realizar todo o processo pela internet, facilitando a vida do usuário e ampliando a capacidade de atendimento nas unidades do Detran.

Desde o lançamento do sistema, em maio, cerca de 12 mil pessoas deixaram de se deslocar até as unidades do Detran para fazer os documentos. “Estamos satisfeitos com os resultados, que cumprem a orientação do governador Beto Richa de facilitar a vida dos motoristas”, afirma o diretor-geral do Detran, Marcos Traad. “Junto com a Companhia Paranaense de Informática, a Celepar, estamos desenvolvendo ferramentas para outros tipos de documentos pela internet, incluindo a Permissão Internacional de Dirigir”, adianta ele.

RAPIDEZ

 
De acordo com Thiago Cordova a entrega do documento solicitado pela internet é feita pelos Correios. Além de atender os usuários do sistema online, o Detran Fácil desafoga as unidades de atendimento, aumentando a capacidade de prestação dos serviços que exigem a presença do cidadão num posto do Departamento. Ou seja, os funcionários deixam de atender os processos que agora são virtuais e podem receber mais pessoas, com agilidade e rapidez.

COMO USAR

 

Os serviços on-line estão disponíveis no site www.detran.pr.gov.br. Basta clicar no link Detran Fácil, no lado direito da tela. Depois, o motorista deve preencher o protocolo com seus dados, imprimir e pagar a guia de recolhimento. A foto e as impressões digitais da primeira habilitação serão reutilizadas e o pagamento do boleto bancário será identificado automaticamente. Depois de confirmado o processo, o Detran emite a CNH ou o CRLV e envia ao endereço do condutor pelos Correios.

Os preços para emissão continuam os mesmos: R$ 46,48 para segunda via da carteira de motorista e para a CNH definitiva e R$ 30,99 para segunda via do Certificado de Registro de Licenciamento de Veículo.

Cristina Esteche

Jornalista

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.