Com cerca de 21 mil habitantes Tibagi é o primeiro município brasileiro a implantar a tecnologia do Metaverso. De acordo com o secretário de Turismo, Ramon Cattar, num primeiro momento, o convênio com o Sebrae permite esse investimento na área de turismo. O município que fica na região dos Campos Gerais, conta com um potencial turístico para ‘encher os olhos’.
Lá pode ser conhecido o ‘Canion Guartelá’. Além de saltos e cachoeiras e outros cenários para o turismo de aventura. Prédios históricos atraem a atenção na área urbana. Um deles é o Palácio do Diamante, hoje sede da administração municipal. Isso porque o garimpo deu o título de ‘Cidade do Diamante’.
Conforme a história, Tibagi, teve grande riqueza de diamantes, vinda das águas do Rio Tibagi. A cidade também faz parte da Rota dos Tropeiros, ao lado de outros 15 municípios. Por ali, transportavam mercadorias nas mulas e burros, originando a gastronomia típica que é a paçoca de carne.
Entretanto, esse é apenas um recorte do potencial turístico do município que vai estar no ambiente virtual 3D imersivo. Construído por meio de diversas tecnologias, como a realidade virtual e a realidade aumentada, o Metaverso surge como se fosse um jogo de videogame.
Ali é possível criar um avatar e interagir com outros avatares. E com o ambiente previamente programado.
DESAFIO
Conforme o prefeito Artur Butina, a administração sempre buscou investir em inovação para transformar Tibagi. “Ser o primeiro município do Brasil a propor essa nova tecnologia é um desafio. Mas também é uma forma de provarmos nossa capacidade e competência para executá-lo”.
De acordo com Tiago Francisco da Silva, responsável pelo desenvolvimento do sistema, a base do projeto-piloto, será as praças Edmundo e Leopoldo Mercero. Os prédios históricos no entorno e as diversas empresas do ‘trade’ turístico também estarão contempladas.
A ideia do Metaverso, conforme Tiago, é integrar os ambientes real e virtual. Isso a partir de uma evolução das formas de interação. Ou seja, será possível participar de reuniões e eventos, interagir com lojas e o comércio, além da solicitação de serviços públicos de forma inovadora.
Leia outras notícias no Portal RSN.