Trabalhadores dos Correios de Guarapuava entram em greve nesta quarta (8)

As três agências do terceiro planalto, duas centrais e uma na Colônia Vitória, terão atendimento suspenso

Os 20 empregados das agências dos Correios de Guarapuava iniciam um movimento de greve a partir desta quarta feira (8). A paralisação foi aprovada por unanimidade em assembleia realizada na noite dessa segunda feira (6), no Sindicato dos Bancários do terceiro planalto.

De acordo com o Sindicato dos Trabalhadores dos Correios do Paraná (Sintcom-PR), os funcionários da estatal, incluindo Guarapuava, rejeitaram a proposta da direção da empresa de 2,21% de reajuste salarial, que corresponde a 60% do INPC da data-base da categoria, que é dia 1º de agosto. Ainda segundo o Sintcom-PR, o reajuste não cobre perdas da inflação do período que é de 3,68%.

Agência central de Guarapuava (Foto: Caio Budel/RSN)

Segundo Alexsander Menezes, delegado sindical da categoria e funcionário dos Correios há 17 anos, as mobilizações em Guarapuava iniciam já nesta quarta feira (8).

“Amanhã, a partir das 6h45, nós já realizaremos uma concentração dos funcionários em frente a central de distribuição na XV de Novembro. Esperamos conseguir um acordo justo o mais breve possível”, declarou Alexsander.

REIVINDICAÇÕES

Ainda segundo o sindicato da categoria no Paraná, o motivo da possível paralisação é a falta de acordo entre os profissionais e a empresa para o fechamento do acordo coletivo do ano. Dentre as propostas repassadas pela Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos (ECT), as quais foram recebidas e negadas pelos funcionários dos Correios, estão: aumento salarial de 2,21% (60% do INPC), redução de 6 para 3 dias de acompanhamento de dependentes em consultas médicas, fim da obrigatoriedade na implantação da entrega matutina, exclusão do vale-cultura, implantação de ponto eletrônico, redução do valor pago no repouso remunerado em 50%, pagamento de tickets por dia efetivamente trabalhados e pagamento de ticket-extra e nas férias proporcionalmente aos dias trabalhados.

Em nota, os Correios afirmaram que ainda estão em negociação com os profissionais e representantes dos sindicatos.

Relacionadas

MODELO

Cilla Tech Park atrai investidores de Cascavel para Guarapuava

REGULARIZAÇÃO

Alguns estabelecimentos precisam regularizar cadastro no 'Comida Boa'

DEFESA DO CONSUMIDOR

Procon de Guarapuava retoma audiências, mas no formato virtual

Comentários

WP2Social Auto Publish Powered By : XYZScripts.com